Um modelo de simulação de sistemas aplicado à programação da produção de um frigorífico de peixe
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i4.994Palavras-chave:
Simulação. Programação da produção. Frigorífico de peixe. Tilapicultura. Software Arena.Resumo
A simulação busca importar a realidade para um ambiente controlado, onde se pode estudar o seu comportamento, sob diversas condições, sem riscos físicos e/ou grandes custos envolvidos. Dessa forma, ela se torna uma técnica útil e poderosa em mercados crescentes, como é o caso da tilapicultura que necessita produzir de maneira adequada para atender bem seus clientes e expandir seus negócios. Nesse sentido, o objetivo central deste trabalho foi desenvolver um modelo de simulação para auxiliar na tomada de decisões sobre a programação da produção de um frigorífico de peixe. Para tanto, utilizou-se como método de pesquisa o estudo de caso e a modelagem/simulação, incluindo neste conjunto a metodologia SimuCAD e as etapas de desenvolvimento de um modelo de simulação. Com a construção do modelo foi possível trabalhar diversas alternativas de cenários, testando diferentes jornadas de trabalho, tipos de fluxos e de capacidade produtiva, além de variações do estoque final com relação às vendas. Como resultado, obteve-se um modelo de simulação útil e diferenciado para auxiliar na tomada de decisão sobre a programação da produção do frigorífico de peixe estudado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.