Um estudo sobre a aplicabilidade do just-in-time na fabricação do etanol

Autores

  • Marcelo Giroto Rebelato UNESP
  • Leonardo Lucas Madaleno FATEC
  • Andréia Marize Rodrigues UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i3.967

Palavras-chave:

Sistema JIT. Requisitos do Sistema JIT. Fabricação do etanol. Sistema JIT aplicado à fabricação do etanol.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a aplicabilidade do Sistema Just-in-Time (JIT) na fabricação do etanol. Para isso, foram selecionados da literatura especializada os requisitos que compõem o Sistema JIT de modo que cada requisito identificado foi confrontado com as características e particularidades do processo e da tecnologia atual de produção do etanol. Concluímos que, apesar de o requisito mais marcante do Sistema JIT, a fabricação no ritmo da “puxada do cliente” não ser possível na fabricação do etanol dadas as característcas peculiares da sua principal matéria-prima, a cana, concluímos que o JIT é aplicável ao sistema produtivo do etanol e pode trazer benefícios reais às empresas que o adotarem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Giroto Rebelato, UNESP

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Tem experiência na área de Administração e Eng. de Produção, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão da Qualidade, Lean Manufacturing, Six Sigma, CEP, ISO 9000, Manutenção e Análise de Falhas.

Publicado

13-08-2012

Como Citar

Rebelato, M. G., Madaleno, L. L., & Rodrigues, A. M. (2012). Um estudo sobre a aplicabilidade do just-in-time na fabricação do etanol. Revista Produção Online, 12(3), 703–728. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i3.967

Edição

Seção

Artigos