Análise e avaliação do equity-premium puzzle no mercado acionário brasileiro usando função de utilidade recursiva
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i3.965Palavras-chave:
Informação e eficiência de mercado. Prêmio de risco. Estrutura acionária.Resumo
O Equity-Premium Puzzle (EPP) tem sido muito estudado desde a publicação do trabalho de Mehra e Prescott (1985), em que o valor do prêmio de risco no mercado acionário Norte-Americano não pode ser verificado no contexto dos paradigmas de economia e finanças conhecidos. Posteriormente, Weil (1989) usou uma função de utilidade recursiva do tipo Kreps-Porteus, não melhorando os resultados, contudo, chamou a atenção para o que passou a ser conhecido como Risk-Free-Rate Puzzle (RFRP). O presente trabalho aplicou o modelo de Weil aos dados do mercado brasileiro no período 1990 – 2005, com o objetivo de fazer uma nova avaliação do EPP para o caso brasileiro usando função de utilidade recursiva. Ao contrário do caso norte-americano, os resultados encontrados foram satisfatórios, ficando constatado que nesse período o modelo que melhor se ajustou ao caso brasileiro foi aquele com utilidade recursiva e processo de dotação Markoviana.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.