A criação do conhecimento corporativo promovido pelos fluxos de informações gerados na implantação do planejamento estratégico

Autores

  • Moacir José Michelon
  • Luiz Alberto Pilatti
  • Isaura Alberton de Lima
  • Hélio Gomes de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v6i1.89

Palavras-chave:

Planejamento estratégico, Criação de conhecimento, Gestão da inovação

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar como os fluxos de informações gerados na concepção e realização do planejamento estratégico provocam a criação do conhecimento organizacional e, por conseqüência, a gestão dos ‘diferentes conhecimentos’ na organização, o que permite a formulação de um adequado planejamento estratégico. A metodologia utilizada foi de pesquisa documental e a observação participante na concepção e realização do planejamento estratégico em empresa do ramo de alimentos e bebidas. Constatou-se que a estruturação do planejamento estratégico proporciona fluxo de informações partindo de várias fontes, possibilitando a disseminação e criação de conhecimento em toda a empresa, ampliando o conhecimento organizacional. Com a estruturação do planejamento estratégico as ações de toda a empresa apresentaram-se alinhadas, proporcionando à empresa o melhor aproveitamento de oportunidades reduzindo os pontos fracos e ampliando os pontos fortes, oportunizando a participação de todos os colaboradores, contribuindo com a soma dos diferentes conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-10-2007

Como Citar

Michelon, M. J., Pilatti, L. A., Alberton de Lima, I., & Gomes de Carvalho, H. (2007). A criação do conhecimento corporativo promovido pelos fluxos de informações gerados na implantação do planejamento estratégico. Revista Produção Online, 6(1). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v6i1.89

Edição

Seção

Artigos