A aplicação da programação inteira na solução logística do transporte de carga: o solver e suas limitações na busca pela solução ótima
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i1.866Palavras-chave:
Pesquisa Operacional, Programação Inteira, Solver, Logística de Distribuição, Otimização de Carga.Resumo
Este trabalho procura solucionar um problema característico de logística da Marinha do Brasil atinente à alocação, transporte e distribuição de gêneros frigorificados para as Organizações Militares da área do Grande Rio (RJ). Depois de uma breve revisão de literatura acerca da Programação Linear/Inteira e de algumas de suas aplicações, foi proposta a utilização da Programação Inteira, com o uso do suplemento Solver do Excel como ferramenta para obtenção da configuração ótima de carga da frota, ao menor custo de distribuição, visando ao atendimento da demanda programada. As premissas foram atendidas primeiramente em uma tentativa com uma planilha única, porém não foi possível encontrar uma solução convergente, sem problemas de degeneração e com tempo razoável de solução. Uma segunda solução foi proposta separando o problema em três fases, o que permitiu evidenciar as potencialidades e limitações da ferramenta Solver. Este trabalho mostrou a importância da formulação de um modelo realista e de uma análise crítica detalhada, o que pode ser constatado por meio da falta de convergência da primeira solução e com o sucesso alcançado pela segunda solução.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.