Aplicação do modelo analítico da cadeia de valor na análise da estratificação competitiva em um APL

Autores

  • Andréia Aparecida Albino Universidade Federal de Viçosa e Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ponte Nova
  • Sebastião Décio Coimbra de Souza Universidade Estadual Norte Fluminense
  • Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima Universidade Federal de Viçosa
  • Marcos Inácio Severo de Almeida Universidade Federal de Viçosa
  • Ricardo Roberto Behr Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i1.856

Palavras-chave:

Arranjo Produtivo Local, APL Moveleiro de Ubá, Abordagem Evolucionária, Estratificação de Padrões Competitivos, Cadeia de Valor

Resumo

Aplicou-se o modelo de Cadeia de Valor ao estudo do desempenho relativo entre empresas em um APL moveleiro como meio para se estratificar padrões competitivos evolucionários das firmas em três grupos: forging ahead, catching up e falling behind. O levantamento de dados foi realizado através de um estudo de caso de natureza descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa em uma amostra de 16 firmas do aglomerado. O método de estratificação de padrões competitivos por meio da Cadeia de Valor permitiu verificar a diversidade existente entre as firmas do aglomerado em vários pontos e, como tal, serve como uma medida de desempenho relativo entre as firmas em termos competitivos. Os resultados permitem concluir que produto, processo produtivo, mercado e gestão são elementos que diferenciam os grupos de padrões identificados no APL. Sugere-se a adoção do método de estratificação competitiva ao estudo da competitividade em outros aglomerados industriais com a aplicação do modelo de Cadeia de Valor, que se mostra promissor para identificação das especificidades e diferenciação dos fatores de vantagens competitivas das empresas, e que pode indicar aspectos que merecem atenção para futuras melhorias, bem como direcionar ações mais equilibradas do Poder Público para o fomento da competitividade e sustentabilidade em APLs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Aparecida Albino, Universidade Federal de Viçosa e Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ponte Nova

Professora do curso de Administração da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ponte Nova. Disciplinas lecionadas: Administração Mercadológica I e II.

Sebastião Décio Coimbra de Souza, Universidade Estadual Norte Fluminense

Professor do Departamento de Engenharia de Produção.

Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Departamento de Administração.

Marcos Inácio Severo de Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa

Ricardo Roberto Behr, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Administração.

Publicado

05-03-2011

Como Citar

Albino, A. A., Souza, S. D. C. de, Teixeira de Freitas de Carvalho Lima, A. A., Severo de Almeida, M. I., & Behr, R. R. (2011). Aplicação do modelo analítico da cadeia de valor na análise da estratificação competitiva em um APL. Revista Produção Online, 11(1), 263–287. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i1.856

Edição

Seção

Artigos