Previsão dos retornos do IBOVESPA utilizando redes neurais artificiais feedforward evolutivas
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i4.784Palavras-chave:
Redes Neurais Artificiais, Evolução Diferencial, Modelos GARCH, Erro Quadrático Médio, Índice de Desigualdade de TheilResumo
Diante dos desafios de se antecipar às incertezas e movimentos do mercado acionário e da necessidade de se tomar decisões de compra ou venda embasadas em métodos racionais, os operadores do mercado de ações encontram nos métodos estatísticos e econométricos o apoio para direcionar suas decisões. Em vários trabalhos científicos de previsão de séries financeiras, a escolha do método mais adequado permanece como uma preocupação central. Neste contexto, este artigo tem como objetivo a comparação dos desempenhos de uma rede neural artificial feedforward evolutiva (RNAE) e um modelo AR+GARCH, para a previsão um passo à frente de uma série temporal formada pelos retornos do IBOVESPA. A RNAE foi treinada com o algoritmo de evolução diferencial auto-adaptável e o modelo AR+GARCH ajustado para servir como referência de comparação. Como medidas de desempenho, foram utilizadas as métricas de análise da raiz do erro quadrático médio (REQM) e do índice de desigualdade de Theil (U-Theil). Neste estudo, a RNAE Feedforward obteve melhores resultados em relação ao coeficiente de desigualdade U-Theil, ajustando-se melhor e capturando o comportamento não linear dos retornos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.