Análise multicriterial em estratégia de operações: estudo de caso com compradores de arroz de seis redes supermercadistas
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i3.669Palavras-chave:
Estratégia de Operações, Critérios Competitivos, Decisão Multicriterial, AHP em Estratégia, Preferências de Compradores.Resumo
O objetivo deste artigo foi apresentar um estudo de caso múltiplo que mensurou a prioridade dada por seis empresas compradoras de arroz aos critérios de competição observados no setor. O estudo de caso múltiplo foi feito em seis dos maiores supermercados com operações em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A competição no setor foi descrita por uma estrutura em forma de árvore. A primeira camada da estrutura incluiu os critérios preço, qualidade, variedade, imagem, desempenho de entrega e assistência ao comprador. Para a priorização, foi distribuída importância relativa entre os critérios de competição da estrutura, com base no método AHP de apoio à decisão multicriterial. A competição por qualidade foi a mais valorizada por cinco das seis empresas. A sexta valorizou mais a variedade. Comparações internas foram feitas entre os resultados da segunda camada da estrutura de competição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.