<b>QFD em Desenvolvimento de Produto: Características Metodológicas e um Guia para Intervenção</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v3i2.627Resumo
O método Desdobramento da Função Qualidade – QFD atingiu um estágio em que é bem conhecido na literatura acadêmica da gestão do desenvolvimento de produto e tem sido amplamente aplicado em vários países. Este artigo visa trazer mais contribuições para a aplicação de QFD em sistemas de desenvolvimento de produto, baseando-se em reflexões resultantes de um programa de pesquisa-ação sobre aplicações de QFD nas empresas brasileiras nos últimos dez anos. Essa reflexão segue duas linhas interligadas, teoria e prática, pois pressupõe que uma prática eficaz requer um bom entendimento das bases metodológicas do método e, ao mesmo tempo, as bases metodológicas são continuamente refinadas pela boa prática, e dessa forma se obtém a construção e o acúmulo do conhecimento de QFD. Portanto, para atingir o objetivo da dinâmica do binômio teoria-prática, este artigo busca: 1- salientar as características metodológicas de QFD de uma forma estruturada, trazendo um esquema analítico tri-dimensional (fenômeno de interesse, características metodológicas manifestas, e características metodológicas subjacentes); e 2- apresentar um guia para aplicação do método QFD em processos de intervenção, com capacidade de efetuar o diagnóstico do contexto e circunscrever a situação-problema, e com aspectos operacionais. Download do Atigo
Palavras Chaves: Desdobramento da Função Qualidade, QFD, Gestão de Desenvolvimento de Produto, Características Metodológicas, Guia para Intervenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.