AS OPÇÕES REAIS APLICADAS NO ORÇAMENTO DE CAPITAL
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i4.62Resumo
As técnicas tradicionais de orçamento de capital, como o fluxo de caixa descontado e o valor presente líquido, não incorporam as flexibilidades existentes em um projeto de investimento, elas tendem a distorcer o valor de certos investimentos, principalmente aqueles que são propostos em cenários de incerteza e risco. Por essa razão, procurou-se, neste estudo, demonstrar que a Teoria das Opções Reais (TOR) é uma metodologia útil para avaliar e indicar a melhor opção para projeto de investimento de expansão. Para alcançar o objetivo proposto utilizou-se o método de procedimento estudo de caso, tendo como unidade de caso o Resort Praia Hotel do Litoral Norte de Salvador. O estudou desenvolveu-se da seguinte forma: primeiro identificou o valor presente líquido tradicional e depois incorporou a ele a volatilidade de cada incerteza analisada. Segundo, como as opções reais são análogas às opções financeiras, foi necessário identificar elementos que compusessem as terminologias das opções financeiras com o intuito de obter o valor da opção real. Para isso utilizou-se o modelo de precificação de opções de Black & Scholes conjuntamente com um simulador computacional (SLS) para obter o valor presente líquido expandido. Com o resultado deste estudo foi possível constatar que usando a ferramenta tradicional de orçamento de capital o Valor Presente Liquido (VPL) é negativo, portanto o projeto de expansão do Hotel seria rejeito. Enquanto pela aplicação da metodologia TOR o projeto apresenta Valor Presente Expandido positivo o que representaria uma ótima oportunidade de investimento. Palavras-chave: Orçamento de capital, Opções reais, Análise de investimento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.