Uma abordagem multicritério para a seleção de indicadores de desempenho em um centro de serviços compartilhados
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v25i1.5374Palavras-chave:
Centro de Serviços Compartilhados, Decisão multicritério, Desempenho organizacionalResumo
Diante da crescente adoção dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC) por grandes empresas, impulsionada pela busca por centralização de processos e aumento da eficiência, emerge a necessidade de métricas rigorosas e precisas para monitorar e otimizar os serviços oferecidos. Este artigo investiga a priorização de indicadores de desempenho mais significativos para avaliar o nível de serviço em CSC utilizando o método Analytic Hierarchy Process (AHP). O objetivo é identificar e hierarquizar os indicadores mais relevantes para avaliar o desempenho dos CSC, fornecendo uma base para a tomada de decisões gerenciais. A relevância da pesquisa é destacada pela crescente importância dos CSC na otimização operacional das organizações e pela necessidade de ferramentas eficazes para a medição de desempenho. A abordagem adotada é multicritério, permitindo a seleção e priorização de indicadores financeiros e não financeiros, de acordo com as necessidades específicas dos CSC. Os achados revelam que a adaptabilidade e inovação são as dimensões mais críticas para o sucesso dos CSC, além de proporcionarem uma compreensão detalhada das áreas mais significativas para a gestão do desempenho dos CSC, estabelecendo uma base sólida para a tomada de decisões, enriquecendo a literatura existente ao demonstrar a aplicação prática de método analítico na gestão de desempenho, oferecendo uma abordagem útil para a priorização de indicadores e sugerindo direções para pesquisas futuras.
Downloads
Referências
AFONSO, A. C.; D’OLIVEIRA, C. M. C. Performance Measurement Improvement in Shared Services. Dissertação de mestrado. Católica Porto Business School, 2021. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/34901/1/202748880.pdf. Acesso em: 17 jun. 2024.
BEUREN, I. M.; SOUZA G. E. de; PORTULHAK, H. Análise do desenho e uso do balanced scorecard em um centro de serviços compartilhados. Gestão & Regionalidade, v. 34, 2018. Disponível em: https://www.seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/4157 Acesso em: 17 jun. 2024.
CONCEIÇÃO, A. da; FERREIRA, L. C.; MACHADO, E. da S. Gestão da Avaliação de Desempenho dos Servidores Administrativos de uma Instituição de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. Revista Científica ACERTTE, v. 3, n. 10, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.47820/acertte.v3i10.156 Acesso em: 17 jun. 2024.
CORRÊA, H., L; CORRÊA, C. A. Administração de Produção e Operações: manufatura e serviços. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2022.
CRESWELL, J. W.; PLANO CLARK, V. L. Designing and Conducting Mixed Methods Research. 3. ed. SAGE Publications, Inc., 2017.
DAĞIDIR, Buse Duygu; ÖZKAN, Barış. A comprehensive evaluation of a company performance using sustainability balanced scorecard based on picture fuzzy AHP. Journal of Cleaner Production, v. 435, p. 140519, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2023.140519 Acesso em: 17 jun. 2024.
DANTAS, D. R. Centro de Serviços Compartilhados e Desempenho Operacional: Uma análise baseada em recursos e capacidades. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração. Universidade Presbiteriana Mackenze, São Paulo, 2019. Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/items/799f5af4-fa97-4b1d-8e07-87ac93d7ddcc Acesso em: 17 jun. 2024.
FERNANDES, B.H.R. Competências & Desempenho Organizacional: O que há além do Balanced Scorecard. São Paulo: Saraiva, 2012.
FERREIRA, C., JANSSEN, M. Shaping the Future of Shared Services Centers: Insights from a Delphi Study About SSC Transformation Towards 2030. J Knowl Econ 14, 4828–4847, 2023. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s13132-022-01072-0 Acesso em: 17 jun. 2024.
FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Service management: operations, strategy, and information technology. 10. ed. McGraw-Hill, 2023.
HERBERT, I. P.; SEAL, W. B. Shared services as a new organisational form: some implications for management accounting. The British Accounting Review, Amsterdam, v. 44, n. 2, p. 83-97, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bar.2012.03.006 Acesso em: 17 jun. 2024.
HWANG, C. L.; YOON, K. Multiple attribute decision making: methods and applications: a state-of-the-art survey. Berlin: Springer-Verlag, 1981.
ISHIZAKA, A.; LABIB, A. Review of the main developments in the analytic hierarchy process. Expert Systems with Applications, v. 38, n. 11, p. 14336-14345, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.eswa.2011.04.143Get rights and content Acesso em: 17 jun. 2024.
ISHIZAKA, A.; LABIB, A. Review of the main developments in the analytic hierarchy process. Expert Systems with Applications, v. 38, n. 11, p. 14336-14345, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.eswa.2011.04.143Get rights and content Acesso em: 17 jun. 2024.
JANSSEN, M.; JOHA, A. Emerging shared service organizations and the service oriented enterprise: critical management issues. Strategic Outsourcing: An International Journal, Vol. 1 No. 1, pp. 35-49, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1108/17538290810857466 Acesso em: 17 jun. 2024.
KAPLAN, R. S. The Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action. Boston: Harvard Business School Press, 1996.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. The balanced scorecard – Measures that drive performance. Harvard Business Review, Boston, v. 83, n. 7, 172, 2005. Disponível em: https://images.template.net/wp-content/uploads/2016/04/11122659/balanced-scorecard-key-performance-indicators.pdf Acesso em: 17 jun. 2024.
KRAUGUSTEELIANA, K.; VIOLIN, V. 2024. Application of Decision Support in Performance Assessment of Delivery Services in the E-Commerce Industry. Jurnal Galaksi, v. 1, n. 1, p. 53–61. Disponível em: https://doi.org/10.70103/galaksi.v1i1.6 Acesso em: 17 jun. 2024.
LÓFTI, S.; CASTRO, M. C.; GOMES, V. V. Centro de Serviços Compartilhados: principais conceitos e práticas. FDC Executive, 2014. Disponível em: https://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/FDC%20Executive/2014/FE1404.pdf. Acesso em: 16 jan. 2024.
MAGALHÃES, C. Centro de Serviços Compartilhados: Estratégias para maximizar o valor de sua organização. 2 ed. São Paulo: All Print, 2020.
MUNIER, N.; HONTORIA, E. Uses and limitations of the AHP method. Springer, Cham, 2021.
MUNIZ, A.; TANGARIFE, T.; PAZ, E.; ÁVILA, L.; PARDI, M.; PEREIRA, C. Jornada CSC: Unindo práticas e experiências que potencializam o mundo dos Centros de Serviços Compartilhados. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2021.
NEELY, A. The performance measurement revolution: why now and what next? International Journal of Operations & Production Management, v. 19 n. 2, pp. 205-228, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1108/01443579910247437 Acesso em: 17 jun. 2024.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. SERVQUAL: A multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, v. 64, n. 1, 1988. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/7d007e04d78261295e5524f15bef6837/1?cbl=41988&pq-origsite=gscholar Acesso em: 17 jun. 2024.
PETRI, S. M. Modelo para apoiar a avaliação das abordagens de gestão de desempenho e sugerir aperfeiçoamentos: sob a ótica construtivista. 2005. 236f. Tese de Doutorado em Engenharia de Produção. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil, 2005. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101763. Acesso em: 07 jul. 2024.
PLUGGE, A.; NIKOU, S.; ROBBEN, H.; KIEVIT, H. Orchestrating a global business services portfolio in a plural sourcing context: the mediating role of modularised business processes. 2024. Journal of Enterprise Information Management, v. 37, n. 1, pp. 100-124. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JEIM-04-2023-0217 Acesso em: 17 jun. 2024.
PwC. Serviços compartilhados – foco na digitização. PwC, 2019. Disponível em: https://www.pwc.com.br/pt/consultoria-negocios/assets/serv_compartilhados_baixa.pdf. Acesso em: 08 jan. 2023.
REZENDE, R. L. O alcance das tecnologias 4.0 na contabilidade: a experiência de um centro de serviços compartilhados. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2024. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/entities/publication/39c8d775-2fd6-4bea-b804-e5c0ed512b4b Acesso em: 17 jun. 2024.
RICHTER, P. C.; BRÜHL, R. Shared service center research: A review of the past, present, and future. European Management Journal, v. 35, n. 1, p. 26-38, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.emj.2016.08.004 Acesso em: 17 jun. 2024.
SAATY, T. L. A scaling method for priorities in hierarchical structures. Journal of Mathematical Psychology, v. 15, n. 3, p. 234–281, 1977. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0022-2496(77)90033-5 Acesso em: 17 jun. 2024.
SAATY, T. L. The Analytic Hierarchy Process: Planning, Priority Setting, Resources Allocation. New York: McGraw-Hill, 1980.
SANTOS, C. A. P.; NAGANO, M. S. Aplicação do Analytic Hierarchy Process na priorização de projetos em uma empresa de grande porte do setor químico brasileiro. Revista de Gestão e Projetos (GeP), v. 15, n. 1, p. 212-230, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5585/gep.v15i1.24827 Acesso em: 17 jun. 2024.
SLACK, N.; BRANDON-JONES, A.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2018.
SUJOVÁ E.; VYSLOUZILOVÁ D.; BABIC I. Proposal for Evaluating the Efficiency of Production Processes Using External and Internal Key Performance Indicators. Manufacturing Technology, v. 24, n. 3, p. 440-447, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.21062/mft.2024.050 Acesso em: 17 jun. 2024.
TRAMARICO, C. L. Avaliação Multicritério da Educação na Gestão da Cadeia de Suprimentos. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Guaratinguetá, São Paulo, Brasil, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/283bd473-1da1-42a1-bb95-59f34ce5f6c7/content Acesso em: 17 jun. 2024.
TRAMARICO, C. L.; KARPAK B.; SALOMON, V. A. P.; DA SILVEIRA, C. A. M.; MARINS, F. A. S. Multi-criteria analysis of professional education on supply chain management. Production, v. 29, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-6513.20180087 Acesso em: 17 jun. 2024.
YANG, Y; CUI, W.; HE, J. An Empirical Analysis of the Correlation between ListedCompanies’ Financial Shared Services and Corporate InnovationPerformance: Based on the Empirical Data of A-ShareListed Companies. HindawiMathematical Problems in Engineering. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1155/2022/8037582 Acesso em: 17 jun. 2024.
ZEITHAML, V. A.; PARASURAMAN, A.; BERRY, L. L. Delivering Quality Service: Balancing Customer Perceptions and Expectations. New York: Free Press, 2009.
ZILIC, T.; COSIC, V. Implementing shared service center in telecom environment as more efficient and more cost-effective business model. In: PROC. INT. CONV. INF. COMMUN. TECHNOL. ELECTRON, 39., p. 716–719, 2016. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/7522234 Acesso em: 17 jun. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Produção Online

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.