Segmentação dos clientes de e-commerce da cidade de Natal/RN

um estudo das variáveis demográficas e comportamentais pela análise de correspondência simples e múltipla

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v24i4.5325

Palavras-chave:

E-commerce, Segmentação de clientes, Caracterização, Comportamento de compra, Análise de correspondência

Resumo

O e-commerce representa uma nova forma para as organizações desenvolverem os seus processos. Entretanto, isso também acarretou mudanças no comportamento de compra dos consumidores. Isso gerou a necessidade de as empresas mapearem e segmentarem seus clientes de modo a compreender suas necessidades. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo segmentar os usuários de e-commerce da cidade de Natal/RN de acordo com variáveis demográficas e comportamentais. Para isso, foi utilizada uma metodologia descritiva, aplicada e qualitativa. O estudo se baseou na aplicação de um questionário, para coleta de dados, e na técnica estatística de análise de correspondência simples e múltipla, para definição de associações entre as características dos consumidores. Os resultados indicaram que o celular é a principal forma de busca por produtos, seja em sites ou aplicativos. Contudo, apesar disso e do avanço do comércio virtual, ainda há receio quanto a segurança das transações. Isso é evidenciado pela tendência do uso do desktop quando há um maior volume de gastos. Além disso, o estudo também mostrou que para consumidores até 39 anos a principal forma de busca é em sites de loja, indicando uma fidelização dos clientes. Desta forma, observa-se que a segmentação de clientes pode trazer um direcionamento estratégico para as organizações e pode auxiliar na elaboração de ações estratégias eficientes.

 

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Biografia do Autor

Jéssica Maria Damião de Arruda Câmara, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013), graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019).

Rayla Ingrid Tomaz da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Tecnóloga em Logística pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

14-12-2024

Como Citar

Câmara, J. M. D. de A., & Silva, R. I. T. da. (2024). Segmentação dos clientes de e-commerce da cidade de Natal/RN: um estudo das variáveis demográficas e comportamentais pela análise de correspondência simples e múltipla. Revista Produção Online, 24(4), 5325 . https://doi.org/10.14488/1676-1901.v24i4.5325

Edição

Seção

Artigos