Análise comparativa entre a carga mental dos operadores de class centar e os indicadores da operação
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v25i1.5293Palavras-chave:
Call center, NASA-TL, Maslach Burnout InventoryResumo
Os call centers desempenham um papel importante na prestação de serviços de atendimento ao cliente, telemarketing e suporte. Um desafio desse setor está relacionado a saúde mental dos operadores que enfrentam muitos obstáculos, incluindo a carga de trabalho, que pode resultar em transtornos mentais, como o burnout. Este trabalho consiste em uma investigação acerca da carga de trabalho e a síndrome de burnout entre os operadores de call center, utilizando o método NASA-TLX e o instrumento de Maslach Burnout Inventory como ferramentas de avaliação. Além disso, busca compreender os fatores que afetam a sobrecarga mental e propor medidas para reduzir esse impacto e melhorar o bem-estar dos profissionais nesse ambiente. Os resultados revelam altos níveis de sobrecarga mental entre os operadores, afetando dimensões como demanda mental, demanda temporal e frustração. Os impactos desses desafios se refletem no aumento do absenteísmo e no desvio de indicadores de desempenho durante o mês da pesquisa. Portanto, os resultados sinalizam a necessidade de medidas para reduzir a sobrecarga mental e prevenir síndrome de burnout entre os operadores de call center. Dessa forma, ressalta-se a importância de ações direcionadas à melhoria do ambiente de trabalho, ao apoio emocional dos operadores e à gestão adequada das demandas de desempenho.
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