Overall equipment effectiveness: aplicação em uma empresa do setor de bebidas do pólo industrial de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i3.529Palavras-chave:
Lean Manufacturing. Manutenção Produtiva Total. Indicadores. Pólo Industrial de Manaus. Overall Equipment Effectiveness.Resumo
O Overall Equipment Effectiveness (OEE) é um indicador utilizado como forma de gestão e melhoria contínua de máquinas e equipamentos, útil ao identificar perdas, reduzindo assim os custos de produção. Por meio da análise dos resultados deste indicador, o gestor de operação deve tomar decisões que visem à melhor forma de eliminar ou, pelo menos, reduzir as perdas no processo. Com o intuito de analisar com mais detalhes a aplicação do indicador OEE no sistema produtivo de uma empresa do setor de bebidas do Pólo Industrial de Manaus, foi realizada, por meio de pesquisa bibliográfica e descritiva, e com a utilização do método de estudo de caso, uma observação no sistema produtivo da empresa Alfa, no período de janeiro a novembro de 2008. Os resultados obtidos com esta pesquisa apresentam a aplicação do OEE realizada em onze etapas, a análise estatística dos resultados revela uma tendência positiva em relação ao estágio inicial devido às melhorias alcançadas no sistema produtivo por meio de ações para eliminação/redução de perdas. O estudo revelou ainda, que o gestor de operação pode realizar as melhorias necessárias ao enxergar falhas e perdas, muitas vezes ocultas e desconhecidas aos envolvidos no sistema produtivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.