Comportamento do consumidor e produtos socioambientais
desafios e oportunidades para o mercado
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v24i3.5270Palavras-chave:
Consumidor, Socioambiental , SustentabilidadeResumo
Este estudo aborda o comportamento dos consumidores em relação a produtos socioambientais, destacando a lacuna existente na literatura sobre como as questões socioambientais influenciam as decisões de compra. O gap de pesquisa identificado refere-se à necessidade de uma compreensão mais profunda sobre a forma como os consumidores percebem e priorizam produtos sustentáveis e quais são os fatores que realmente determinam suas escolhas. O objetivo deste trabalho é investigar a percepção e o comportamento dos consumidores em uma cidade específica, utilizando uma abordagem metodológica que integra estudo de caso, pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva. A análise revela que, embora exista uma crescente sensibilidade dos consumidores para com questões socioambientais, a incorporação efetiva desses princípios nas decisões de compra ainda não é predominante. Os resultados indicam que o preço é o principal fator influente nas decisões de compra, seguido pelas características do produto e pela confiança na marca. Apesar da disposição de alguns consumidores em pagar mais por produtos socioambientais, a falta de familiaridade e a limitada disponibilidade desses produtos no mercado são desafios significativos. Para superar essas barreiras, são necessárias estratégias de educação do consumidor, preços competitivos e marketing eficaz. A alta conscientização ambiental entre os consumidores oferece oportunidades para que as empresas evidenciem seus esforços em sustentabilidade. Este estudo contribui para uma compreensão mais detalhada do comportamento do consumidor em relação a produtos socioambientais.
Downloads
Referências
ABRAHÃO, J. A.; NATEL, A. S. Indicadores de sustentabilidade ambientais na pecuária leiteira: revisão sistemática. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.27883. Acesso em: 30 julho 2024.
ADAMKIEWICZ, J. et al. Greenwashing and sustainable fashion industry. Current Opinion in Green and Sustainable Chemistry, v. 38, p. 100710, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cogsc.2022.100710. Acesso em: 30 julho 2024.
AHMED, R. R. et al. Effect of green marketing mix, green customer value, and attitude on green purchase intention: evidence from the USA. Environmental Science and Pollution Research, v. 30, n. 5, p. 11473-11495, 2023.
AL HAMLI, S. S.; SOBAIH, A. E. E. Factors influencing consumer behavior towards online shopping in Saudi Arabia amid covid-19: Implications for E-businesses post pandemic. Journal of Risk and Financial Management, v. 16, n. 1, p. 36, 2023.
ALHOSANI, N. H. I., NOBANEE, H. Board gender diversity and corporate social responsibility: A bibliometric analysis. Heliyon, v. 9, n. 1, 2023.
ALMEIDA, F. C. S., COSTA, J. C. L., FERREIRA, R. F. O comportamento do consumidor e a preferência por produtos ecologicamente corretos: um estudo exploratório. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 8, n. 1, p. 165-184, 2019.
ARKIN, H., COLTON, R. R. Tables for Statisticians. Barnes and Noble, 1971.
ARNOULD, E. et al. Special section–The moral legitimatisation of money and debt in consumer society. Marketing Theory, p. 14705931231206355, 2023.
AZZAAKIYYAH, H. K. The Impact of Social Media Use on Social Interaction in Contemporary Society. Technology and Society Perspectives (TACIT), v. 1, n. 1, p. 1-9, 2023.
BALEN, D., MARTINS, V. A., BERTOLINI, G. Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos. Revista Gestão & Conexões, v. 11, n. 3, p. 108–129, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2022.11.3.38151.108-129. Acesso em: 30 julho 2024.
BANIK, S.; GAO, Y. Exploring the hedonic factors affecting customer experiences in phygital retailing. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 70, p. 103147, 2023.
BARBIERI, J. C. Desenvolvimento sustentável: Das origens à agenda 2030. 1. ed. Editora Vozes, 2020.
BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. 1. ed. Edições 70, 2009.
BAUMAN, Z. Globalização: As consequências humanas. Nova edição. Zahar, 2021.
BERELSON, B., STEINER, G. A. Human Behavior: An Inventory of Scientific Findings. Harcourt Brace Jovanovich, 1964.
BHUKYA, R., PAUL, J. Social influence research in consumer behavior: What we learned and what we need to learn?–A hybrid systematic literature review. Journal of Business Research, v. 162, p. 113870, 2023.
CÂMARA, S. B. et al. Compreendendo as motivações dos consumidores para a aquisição de alimentos locais: uma análise bibliométrica. COLÓQUIO, v. 19, Edição Especial 1 (SOBER), março, p. 191–207, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.26767/coloquio.v19i. Edição Especial 1 (SOBER), março,.2450>. Acesso em: 30 julho 2024.
CARLS-DIAMANTE, S. Know thyself: bipolar disorder and self-concept. Philosophical Explorations, v. 26, n. 1, p. 110-126, 2023.
CHETIOUI, Y., EL BOUZIDI, L. An investigation of the nexus between online impulsive buying and cognitive dissonance among gen Z shoppers: are female shoppers different? Young Consumers, n. ahead-of-print, 2023.
COSTA, M. D. E. F. B.; COSTA, M. A. F. Metodologia Da Pesquisa: Abordagens Qualitativas. Editora dos Autores, 2019.
DE OLIVEIRA LIMA, L. A. et al. The Influence of Green Marketing on Consumer Purchase Intention: a Systematic Review. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 18, n. 3, p. e05249-e05249, 2024.
DIAGOURTAS, G.; KOUNETAS, K. E.; SIMAKI, V. Consumer attitudes and sociodemographic profiles in purchasing organic food products: evidence from a Greek and Swedish survey. British food journal, v. 125, n. 7, p. 2407-2423, 2023.
ELDER, J. et al. Mapping the self: A network approach for understanding psychological and neural representations of self-concept structure. Journal of personality and social psychology, v. 124, n. 2, p. 237, 2023.
FERREIRA, R. B. et al. Greenwashing: Dos conceitos à tendência da literatura científica global. Revista Brasileira de Educação Ambiental - RevBEA, v. 14, n. 2, p. 215-233, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2638. Acesso em: 30 julho 2024.
FLAVIÁN, C., AKDIM, K., CASALÓ, L. V. Effects of voice assistant recommendations on consumer behavior. Psychology & Marketing, v. 40, n. 2, p. 328-346, 2023.
FONTENELLE, I. A. Cultura do consumo: fundamentos e formas contemporâneas. 1. ed. Editora FGV, 2017.
GARCIA, M. T. Comportamento do Consumidor. Gama Filho, 2011.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. Atlas, 2019.
GONÇALVES, Í. P. et al. Educação ambiental no âmbito da gestão de resíduos: Estudo em uma escola. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 148-160, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.15210/ee.v27i1.21463. Acesso em: 30 julho 2024.
GREGORIO, C. L. Direito do consumidor e transparência no marketing verde: A promoção do consumo consciente pelo enfrentamento do greenwashing. 1. ed. Dialética, 2021.
GUPTA, D. G., SHIN, H., JAIN, V. Luxury experience and consumer behavior: a literature review. Marketing Intelligence & Planning, v. 41, n. 2, p. 199-213, 2023.
HAI YEN, T. T. et al. The impact of ecological innovation and corporate social responsibilities on the sustainable development: Moderating role of environmental ethics. Economic research-Ekonomska istraživanja, v. 36, n. 3, 2023.
HAICL, M. BRAND SEDUCTION AS A TOOL FOR BRAND'S SUCCESS: CONCEPTUALIZING THE TERM. Marketing Science & Inspirations, v. 18, n. 2, 2023.
HEYMAN, G. M. Overconsumption as a function of how individuals make choices: A paper in honor of Howard Rachlin's contributions to psychology. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, v. 119, n. 1, p. 91-103, 2023.
HOCQUETTE, J. Consumer perception of livestock production and meat consumption; an overview of the special issue “Perspectives on consumer attitudes to meat consumption”. Meat Science, v. 200, p. 109163, 2023.
IBGE. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sorocaba/panorama. Acesso em: 30 julho 2024.
JIA, T. et al. Promoting responsible sustainable consumer behavior through sustainability marketing: the boundary effects of corporate social responsibility and brand image. Sustainability, v. 15, n. 7, p. 6092, 2023.
JUNIOR, L. C. M. et al. Locavorismo e Slow Food como meios para uma Alimentação Sustentável. ETIC - ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - ISSN 21-76-8498, v. 18, n. 18, 2022. Disponível em: http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/view/9478. Acesso em: 30 julho 2024.
KOTLER, P. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. 1. ed. Elsevier GEN Atlas, 2015.
KOTLER, P., ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 18. ed. Bookman, 2023.
KUMARI, A. Transforming Business for a Sustainable Future Using Green Marketing. Multidisciplinary Approach to Information Technology in Library and Information Science, p. 132-150, 2024.
LIMA, A. C. et al. Como a preocupação com gestão da imagem de uma empresa pode resultar na valorização da sua marca. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas, v. 8, n. 02, p. 203–219, 2023. Disponível em: https://www.revistas.editoraenterprising.net/index.php/regmpe/article/view/614. Acesso em: 30 julho 2024.
LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: Ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. Companhia das Letras, 2005.
LIU, J. et al. Consumer perception of the challenges facing livestock production and meat consumption. Meat Science, v. 200, p. 109144, 2023.
LOPES, A. M. S., ALVES, A. A. C., CARVALHO, R. P. S. de. A influência da rotulagem ambiental na decisão de compra do consumidor. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 11, n. 2, p. 122-137, 2021.
MACHADO, A. R., LOUSADA, E., ABREU-TARDELLI, L. S. Trabalhos de Pesquisa: Diarios de Leitura para a Revisão Bibliográfica. 1. ed. Parábola Editorial, 2007.
MAJEED, S., KIM, W. G. A reflection of greenwashing practices in the hospitality industry: a scoping review. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 35, n. 3, p. 1125–1146, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1108/ijchm-04-2022-0495. Acesso em: 30 julho 2024.
MANO, A. P.; DOS SANTOS, R. B.; ESTIVAL, K. G.S. The challenges of undertaking and innovating with sustainable socio-environmental impact businesses: Analysis of narratives from socio-environmental entrepreneurs in southern Bahia. In: Evolution and Trends of Sustainable Approaches. Elsevier, 2024. p. 59-69.
MARTINS, C. M. et al. The impact of customer pressures and government regulations on the implementation of socio-environmental practices in organic certification in the Amazon region. Benchmarking: An International Journal, 2024.
MAZON, F. S. Comportamento do consumidor: uma revisão teórica sobre conceitos e campos de estudo. Revista Perspectiva, v. 47, n. 178, p. 31–43, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.31512/persp.v.47.n.178.2023.315.p.31-43. Acesso em: 30 julho 2024.
MAZURKEWIEZ, B. et al. A influência da vaidade no comportamento de compra do consumidor masculino das gerações X e Y. ScientiaTec, v. 4, n. 3, p. 69–92, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2186. Acesso em: 30 julho 2024.
MILTENBERGER, R. G. Modificaçâo do comportamento: teoria e prática. 1. ed. Cengage Learning, 2019.
NAHAR, K., KHURANA, D. Corporate Social Responsibility. Vidhyayana-An International Multidisciplinary Peer-Reviewed E-Journal-ISSN 2454-8596, v. 8, n. si6, p. 724-732, 2023.
NARAYANAN, S.; SINGH, G. A. Consumers' willingness to pay for corporate social responsibility: Theory and evidence. International Journal of Consumer Studies, v. 47, n. 6, p. 2212-2244, 2023.
NEKMAHMUD, M. et al. Transforming consumers’ intention to purchase green products: Role of social media. Technological Forecasting and Social Change, v. 185, p. 122067, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2022.122067. Acesso em: 30 julho 2024.
NGUYEN-VIET, B. The impact of green marketing mix elements on green customer based brand equity in an emerging market. Asia-Pacific Journal of Business Administration, v. 15, n. 1, p. 96-116, 2023.
ORIANNE, J; EUSTACHE, F. Collective memory: between individual systems of consciousness and social systems. Frontiers in Psychology, v. 14, p. 1238272, 2023.
PARUZEL, A., SCHMIDT, L., MAIER, G. W. Corporate social responsibility and employee innovative behaviors: A meta-analysis. Journal of Cleaner Production, v. 393, p. 136189, 2023.
PARVATIYAR, A.; SHETH, J. N. Confronting the deep problem of consumption: why individual responsibility for mindful consumption matters. Journal of Consumer Affairs, v. 57, n. 2, p. 785-820, 2023.
PEREIRA, L. S., FERREIRA, J. A., OLIVEIRA, A. P. do N. Consumo Sustentável: Uma Análise do Perfil do Consumidor e da Sua Influência na Decisão de Compra de Produtos Ecológicos. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 14, n. 3, p. 99-116, 2020.
PLAKANTONAKI, S. et al. A review of sustainability standards and ecolabeling in the textile industry. Sustainability, v. 15, n. 15, p. 11589, 2023.
PONSIGNON, F.; BAUMAN, M.; LUNARDO, R. Seeking relief or reward? A utilitarian-hedonic journey perspective on escapism. European Journal of Marketing, 2024.
RAY, S., NAYAK, L. Marketing sustainable fashion: trends and future directions. Sustainability, v. 15, n. 7, p. 6202, 2023.
ROSSI, C.; RIVETTI, F.. Young consumers’ purchase behaviour of sustainably-labelled food products. What is the role of scepticism? Food quality and preference, v. 105, p. 104772, 2023.
SAMARA, B. S., MORSCH, M. A. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. Prentice Hall, 2005.
SANTOS, J. A., OLIVEIRA, G. S., GONÇALVES, M. C. Sustentabilidade e meio ambiente: um estudo bibliométrico da produção científica em periódicos nacionais. Revista Ambiente Contábil, v. 12, n. 2, p. 64-83, 2020.
SANTOS, L. A. M. et al. Aspectos Gerais dos Modelos de Certificação Orgânica no Brasil. Cadernos de Agroecologia, v. 17, n. 2, 2022. Disponível em: http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/6946. Acesso em: 30 julho 2024.
SARWAR, H. et al. Achieving business competitiveness through corporate social responsibility and dynamic capabilities: An empirical evidence from emerging economy. Journal of Cleaner Production, v. 386, p. 135820, 2023.
SEBRAE. Certificação ambiental para pequenas empresas. 2017. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/certificacao-ambiental-para-pequenas-empresas,99e0d0a22eaf5710VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 30 julho 2024.
SILVA, A. B., GOMES, R. A., SOUZA, M. C. S. Sustentabilidade ambiental e gestão empresarial: um estudo de caso em uma indústria de alimentos. Revista de Administração da UFSM, v. 13, n. 1, p. 152-168, 2020.
SMITH, A. et al. Impact of Organic Food Consumption on Human Health. Frontiers in Nutrition, v. 8, 2021.
SOLOMON, M. R. O Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo. 11. ed. Bookman, 2016.
STRAUSS, A. M.; TOLMEN, P. S.; BIPATH, Keshni. A critical multimodal discourse analysis of drawings to ascertain identity and self-concept. South African Journal of Childhood Education, v. 13, n. 1, p. 1240, 2023.
URALOVICH, K. S. et al. A primary factor in sustainable development and environmental sustainability is environmental education. Caspian Journal of Environmental Sciences, v. 21, n. 4, p. 965-975, 2023.
VARGAS-MERINO, J. A., RIOS-LAMA, C. A., PANEZ-BENDEZÚ, M. H. Sustainable Consumption: Conceptualization and Characterization of the Complexity of “Being” a Sustainable Consumer—A Systematic Review of the Scientific Literature. Sustainability, v. 15, n. 10, p. 8401, 2023.
VELOSO, C. C., AGUSTINHO, A. G. S. Sustentabilidade Empresarial: estratégia das empresas inteligentes: teoria e prática. Appris Editora, 2017.
WU, F. et al. The scarcity of beauty: how and why product aesthetics mobilize consumer acquisition effort. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 51, n. 6, p. 1245-1265, 2023.
XIE, S., MADNI, G. R. Impact of social media on young generation’s green consumption behavior through subjective norms and perceived green value. Sustainability, v. 15, n. 4, p. 3739, 2023.
ZAMAN, S. I., KUSI-SARPONG, S. Identifying and exploring the relationship among the critical success factors of sustainability toward consumer behavior. Journal of modelling in management, v. 19, n. 2, p. 492-522, 2024.
ZHYLIN, M. et al. Philosophy of mass culture and consumer society: worldview emphasis. Amazonia Investiga, v. 12, n. 65, p. 256-264, 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Produção Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.