O aprendizado em organizações certificadas pela NBR ISO 9001:2000

Autores

  • Adriano Mendonça Souza Universidade Federal de Santa Maria
  • Alberto Souza Schmidt Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristina Rodrigues da Silva Turcato Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i2.493

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional, Qualidade, Análise de cluster

Resumo

Este artigo consiste em um estudo de multicaso realizado em três empresas localizadas na cidade de Panambi/RS. O principal objetivo é determinar os aspectos predominantes no processo de aprendizagem, em organizações certificadas pela NBR ISO 9001:2000, como forma de estabelecer um novo paradigma, identificando procedimentos que, se melhor gerenciados, poderiam propiciar melhorias na empresa com reflexos no desempenho organizacional. Aplicou-se um questionário, constituído de cinco dimensões nas empresas certificadas pela NBR ISO 9001:2000. Para a avaliação das respostas, aplicou-se uma estatística descritiva às empresas A, B e C, individualmente, observando-se se a aprendizagem organizacional está presente nessas organizações. O uso da análise de cluster foi fundamental na identificação das variáveis mais importantes em cada grupo, o que proporcionou uma redução no número de questões. Após terem sido determinadas as questões relevantes, utilizou-se o teste de Qui-Quadrado para verificar se elas apresentavam relações significativas. Esse teste mostrou que a aprendizagem organizacional realmente está presente nas empresas, independentemente da atividade em que atuam, embora exista percepção diferente em relação à aprendizagem organizacional. Desse modo, o processo de aprendizagem, no ambiente de trabalho, engloba não só questões técnicas, mas também aspectos sociais e comportamentais que envolvem as competências humanas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Rodrigues da Silva Turcato, Universidade Federal de Santa Maria

Sou Formada em Administração com ënfase em Análise de Sistemas de Informação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI, Especialização em Informática da educação pela URI e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Publicado

31-05-2011

Como Citar

Souza, A. M., Schmidt, A. S., & Turcato, C. R. da S. (2011). O aprendizado em organizações certificadas pela NBR ISO 9001:2000. Revista Produção Online, 11(2), 289–318. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i2.493

Edição

Seção

Artigos