O aprendizado em organizações certificadas pela NBR ISO 9001:2000
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i2.493Palavras-chave:
Aprendizagem Organizacional, Qualidade, Análise de clusterResumo
Este artigo consiste em um estudo de multicaso realizado em três empresas localizadas na cidade de Panambi/RS. O principal objetivo é determinar os aspectos predominantes no processo de aprendizagem, em organizações certificadas pela NBR ISO 9001:2000, como forma de estabelecer um novo paradigma, identificando procedimentos que, se melhor gerenciados, poderiam propiciar melhorias na empresa com reflexos no desempenho organizacional. Aplicou-se um questionário, constituído de cinco dimensões nas empresas certificadas pela NBR ISO 9001:2000. Para a avaliação das respostas, aplicou-se uma estatística descritiva às empresas A, B e C, individualmente, observando-se se a aprendizagem organizacional está presente nessas organizações. O uso da análise de cluster foi fundamental na identificação das variáveis mais importantes em cada grupo, o que proporcionou uma redução no número de questões. Após terem sido determinadas as questões relevantes, utilizou-se o teste de Qui-Quadrado para verificar se elas apresentavam relações significativas. Esse teste mostrou que a aprendizagem organizacional realmente está presente nas empresas, independentemente da atividade em que atuam, embora exista percepção diferente em relação à aprendizagem organizacional. Desse modo, o processo de aprendizagem, no ambiente de trabalho, engloba não só questões técnicas, mas também aspectos sociais e comportamentais que envolvem as competências humanas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.