Conjugação da curva de pareto com a matriz BCG para definição de estratégias de produto em duas unidades fast food
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i4.483Palavras-chave:
fast food, análise estratégica, curva de pareto, matriz BCGResumo
O modelo de gestão e as estratégias de produtos compatíveis com o padrão de concorrência vigente em determinados mercados são fatores que afetam o desempenho competitivo da empresa, especialmente, em negócios de alta rivalidade. Este é o caso do segmento de fast food, o qual tem apresentado elevado crescimento devido ao acelerado ritmo de vida urbano e aos novos padrões de consumo. Nesse sentido, visando contribuir para uma visão integrada entre o processo de gestão de negócios e a análise estratégica de produtos, no presente trabalho apresenta-se a comparação e analise das características do negócio e a relação produto x mercado em duas unidades de negócio de redes fast food no Brasil, com ênfase na gestão interna das operações e nas estratégias dos produtos principais. A metodologia adotada consistiu na conjugação dos métodos de classificação ABC de gestão de operações com a matriz BCG para análise estratégica. Os resultados obtidos possibilitaram a identificação de pontos críticos na gestão do negócio e nas estratégias adotadas para os produtos considerados de cada caso. Pode-se concluir que a proposta de conjugação dos métodos se mostrou eficaz na análise das estratégias dos produtos e se revela promissora para o aprofundamento da pesquisa e para futuras aplicações em outros tipos de negócio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.