Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de engenharia de produção

Autores

  • Breno Barros Telles do Carmo UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Suelly Helena de Araújo Barroso UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Marcos Ronaldo Albertin UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i4.474

Palavras-chave:

Estratégias de Ensino, Habilidades, Currículo, Ensino, Aprendizagem, Processo, Avaliação.

Resumo

Atualmente, observa-se uma demanda por engenheiros com perfil diferente dos formados nos anos 90.  Antes, os mesmos exerciam uma função mais tecnicista, o que dominava os currículos daquela época. Agora, é necessário que os mesmos possuam não somente o conhecimento técnico, mas também possuam outras habilidades e capacidade de análise crítica sobre projetos e situações. Assim, os professores necessitam desenvolver, além da capacidade técnica, estas habilidades nos alunos. O presente artigo apresenta uma análise das estratégias de ensino adotadas pelos professores do ciclo profissional do curso de engenharia de produção mecânica sob a ótica do diagrama de desenvolvimento dos quatro domínios (cognitivo, psicomotor, afetivo e social) e descreve uma pesquisa realizada junto aos alunos do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade Federal do Ceará, com o intuito de avaliar o perfil de aprendizagem dos mesmos, confrontado com o desempenho médio no curso. Para tanto, serão identificadas as estratégias de ensino que são mais eficientes para o aprendizado do corpo discente. Por último, foram experimentadas algumas metodologias baseadas em pesquisa de campo e em trabalhos grupais. Observou-se que estas metodologias inovadoras se mostraram eficientes para o processo de aprendizagem da turma analisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Barros Telles do Carmo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Engenheiro de Produção Mecânica formado pela Universidade Fedearl do Ceará. Mestre em Engenharia de Transportes na mesma instituição. Atualmente, é professor Assistente I da Universidade Federal Rural do Semi Árido.

Suelly Helena de Araújo Barroso, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Professora Adjunta do Departamento de Engenharia de Transportes. Coordenadora do Programa de Mestrado em Engenahria de Transportes da UFC.

Marcos Ronaldo Albertin, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção.

Publicado

21-11-2010

Como Citar

Carmo, B. B. T. do, Barroso, S. H. de A., & Albertin, M. R. (2010). Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de engenharia de produção. Revista Produção Online, 10(4), 779–817. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i4.474

Edição

Seção

Artigos