Contribuições do kanban eletrônico e tradicional para a gerenciamento de leitos hospitalares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i3.4350

Palavras-chave:

e-Kanban, Kanban tradicional, Gerenciamento de leitos, Contribuições.

Resumo

A falta de leitos resulta em filas de espera e em pacientes em corredores esperando em macas aguardando por leitos. Estes desafios geram a insatisfação nos pacientes e nos profissionais da saúde e podendo causar o aumento de gasto da organização, por conta do tempo elevado de permanência em internações e má gerenciamento dos recursos. O uso do gerenciamento de leito e de conceitos e ferramentas da filosofia Lean Healthcare, como o Kanban que permite melhor controle das demandas e auxilia no aumento da taxa de ocupação das instituições, maior utilização da capacidade disponível, tendo efeito direto no aumento da satisfação dos pacientes. Este artigo pretende apresentar as diferentes características do Kanban tradicional e eletrônico para a gerenciamento de leitos. A metodologia empregada foi a pesquisa exploratória e bibliográfica. Foram utilizados mecanismos de busca como Google Scholar, Web of Science e Scopus, conforme as palavras-chave:  lean healthcare, kanban, kanban eletrônico, gerenciamento de leitos, entre outros termos relacionados para uma ampla busca sobre o conteúdo. Com a análise realizada os resultados encontrados foram as contribuições geradas da utilização da ferramenta Kanban eletrônico, que proporciona uma otimização no gerenciamento de leitos através da eficiência no acesso e atualização de dados, aumentando a autonomia dos agentes de saúde e oferecendo atendimentos com qualidade para os pacientes. O estudo contribui para a sociedade acadêmica fornecendo um panorama da utilização da ferramenta Kanban em unidades hospitalares para o gerenciamento de leitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thainy Genny Esteves Silva, Universidade de São Paulo (USP), São Carlos, SP

Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Uberlândia em 2019. Cursando mestrado em Gestão de Desempenho de Operações pela Universidade de São Paulo - EESCUSP pelo Departamento de Pós Graduação em Engenharia de Produção. Representante do estado de Minas Gerais da Associação Brasileira de Engenharia de Produção Jovem (ABEPRO Jovem) em 2019. Diretora de Assuntos Estudantis do C.A.E.P - Centro Acadêmico do Curso de Engenharia de Produção Bruna Tiemi, eleita por votação discente na UFU - Universidade Federal de Uberlândia, gestão de 01 de junho de 2017 a 26 de junho de 2018, Assessora Financeira do C.A.E.P - Centro Acadêmico do Curso de Engenharia de Produção Bruna Tiemi da Universidade Federal de Uberlândia - gestão de 26 de junho de 2018 a março de 2019. Estagiária da empresa Skill Marketing Estratégico no setor de planning - 2018. Aluna de Mestrado no Programa de Pós Gradução em Engenharia de Produção na Universidade de São Paulo na área de Gestão de Operações com ingresso em 2020. 

Mariane Francis Souza Bezerra da Silva, Universidade Ceuma, Recife, PE

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Ceuma (2019). Tem experiência na área de Segurança do Trabalho

Lara Camila Nery Vieira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Feira de Santana, BA

Atualmente cursa Engenharia de Produção na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana - BA. É Bacharel Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade pela UFRB. Organizou eventos acadêmicos locais e regionais. Foi representante institucional do Núcleo Baiano de Estudantes de Engenharia de Produção (NUBEEP). Foi bolsista em extensão pela UFRB. Foi bolsista FAPESB de iniciação científica em 2019/2020 na área de Lean Healthcare no projeto "Lean Healthcare aplicado à area de saúde em Feira de Santana" também pela UFRB. E é bolsista IC pela UFRB no projeto mencionado anteriormente.

Cristiane Angra Pimentel, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Feira de Santana, BA

Atualmente professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana no curso de Engenharia de Produção, membro do mestrado PROFNIT, Coordenadora de atividades da Region Educational Activities Committee da R9 no IEEE, Advisor do IEEE WIE UFRB e IEEE IAS UFRB, membro sênior do IEEE. Possui 12 anos de experiência na área industrial metalúrgica. Expertise desenvolvida na aplicação de ferramentas de processo (CEP Controle Estatístico de Processo, 6 Sigma, desenvolvimento de materiais e destinação sustentável), Lean Manufacturing, Manutenção Produtiva Total (TPM). Além de certificação em auditorias interna e externa do Sistema de Gestão Integrado (ISO 9001, ISO 14001 e ISO IEC 17025). Auditora especialista na área de alumínio para o INMETRO e Green Belt. Durante o mestrado trabalhou com implementação de normas ISO no serviço público, destacando-se a acreditação do laboratório de Biomateriais do Nordeste CERTBIO na norma ISO/IEC 17025, e no doutorado trabalhou com manufatura aditiva (impressão 3D) e desenvolvimento de materiais para aplicação como biomaterial. Atualmente conduz o projeto de pesquisa Lean Healthcare com foco na área de saúde na BA e o Princesas da tecnologia no Recôncavo. Ganhadora do prêmio 2021 IEEE Undergraduate Teaching Award.

Marcel Andreotti Musetti, Universidade de São Paulo (USP), São Carlos, SP

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: logística no terceiro setor (saúde e hospitais), medição de desempenho, gestão da cadeia de suprimentos, logística hospitalar e produção enxuta.

Referências

ALVES, Aline Luzia de Oliveira; AMARAL, Deidiane do; ZANIN, Jeferson; ALVES, Heloísa. Importância da gestão de leitos para qualidade do atendimento nas instituições de saúde. 2019. Disponível em: http://www.hsan.com.br/wp-content/uploads/2019/11/A-Import%C3%A2ncia-da-Gest%C3%A3o-de-Leitos-Autores-Heloisa-Deidiane.pdf. Acesso em 22 abr. 2021.

ARAÚJO, Jefferson Jesus de et al. Aplicação do Lean Healthcare em um hospital público em Petrolina-PE: melhoria de eficiência a partir da eliminação de desperdícios. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 37., 2017. [Anais...]. p. 1-17. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STP_238_384_33794.pdf. Acesso em: 21 abr. 2021.

ARGENTA, Caio Eduardo Barbosa; OLIVEIRA, L. R. Análise do Sistema KANBAN para gerenciamento da produção com auxílio de elementos de tecnologia da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 21., 2001, Salvador. [Anais...]. Salvador, 2001.

BATTAGLIA, Flávio; PINTO, Carlos Frederico. Aplicando Lean na saúde. Lean Institute Brasil. São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.lean.org.br/artigos/262/aplicando-lean-na-saude.aspx. Acesso em: 28 abr. 2021.

BERTANI, Thiago Moreno. Lean healthcare: recomendações para implantações dos conceitos de produção enxuta em ambientes hospitalares. 166f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

BRANCO, Ângela Soares da Cunha Castello. Utilização dos conceitos Lean Healthcare na otimização da gestão de leitos de internação hospitalar. 72f. Dissertação (Pós Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

BRITO, Melissa Prado de. Aplicação de técnicas de gestão avançada Lean Helthcare para otimizar o fluxo de pacientes do pronto-socorro de um hospital universitário público de Belo Horizonte. Belo Horizonte: UFMG, 2018. 90p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BCDPTM. Acesso em: 20 abr. 2021.

CARVALHO, Vítor Hugo de Pina Soares. Implementação de um sistema Kanban na indústria metalomecânica. Aveiro: UA, 2014. 66 p. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2014

CECÍLIO, Luiz Carlos de Oliveira; REIS, Ademar Arthur Chioro dos; ANDREAZZA, Rosemarie; SPEDO, Sandra Maria; CRUZ, Nelma Lourenço de Matos; BARROS, Luciana Soares de; CARAPINEHIRO, Graça; CORREIA, Tiago e SCHVEITZER, Mariana Cabral. Nurses in the Kanban: are there news meanings of professional practice in innovative tools for hospital care management? Ciência & saúde coletiva, v. 25, p. 283-292, 2019. https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.28362019

CERDEIRA, Ana Karina Lima Alves; DE PAIVA, Kairon Ramon Sabino; QUEIROZ, Luis Antônio; RODRIGUES, Valdira Gonzaga. Metodologia kanban como estratégia na gestão de leitos no hospital universitário professor edgard santos hupes. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica em Saúde, v. 9, n. 3, 2019. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/reb/issue/view/976. Acesso em: 22 abr. 2021

D'AQUINO, Sílvio Fernandes. Proposta de modelo de referência para o processo de gestão de leitos hospitalares. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183604. Acesso em: 22 abr. 2021.

FERNANDES, Flávio Cesar Faria; GODINHO FILHO, Moacir. Sistemas de coordenação de ordens: revisão, classificação, funcionamento e aplicabilidade. Gestão & Produção, v. 14, n. 2, p. 337-352, 2007. https://doi.org/10.1590/S0104-530X2007000200011

FREITAS, Eder. Diagrama spaghetti: espaguete. Blog Engenharia de Produção, 2018. Disponível em: https://engenhariadeproducaoindustrial.blogspot.com/search?q=diagrama+de+espaguete. Acesso em: 21 abr. 2021.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRABAN, Mark. Hospitais lean: melhorando a qualidade, a segurança dos pacientes e o envolvimento dos funcionários. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

HEISLER, Paulo Alexandre. Aplicação da metodologia Kanban como ferramenta adaptada para gestão de “leitos” na emergência. Porto Alegre: ICICT, FIOCRUZ, 2012. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde) – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6505. Acesso em: 22 abr. 2021.

HENRIQUE, Daniel Barberato; FILHO, Moacir Godinho. A systematic literature review of empirical research in Lean and Six Sigma in healthcare. Total Quality Management & Business Excellence, v. 31, n. 3, p. 429 - 449. 2018. https://doi.org/10.1080/14783363.2018.1429259

HEISLER, Paulo Alexandre. Aplicação da Metodologia Kanban como ferramenta adaptada para gestão de leitos na emergência. Rio de Janeiro:Fundação Oswaldo Cruz; 2012.

LAGE JUNIOR, Muris Lage; FILHO, Moacir Godinho. Adaptações ao sistema kanban: revisão, classificação, análise e avaliação. Revista Gestão & Produção, São Carlos, v. 15, n. 1, p. 173-188, jan-abr. 2008. https://doi.org/10.1590/S0104-530X2008000100015

LAGE JUNIOR, Muris; GODINHO FILHO, Moacir. Adaptações ao sistema kanban: revisão, classificação, análise e avaliação. Gestão & Produção, v. 15, n. 1, p. 173-188. 2008. https://doi.org/10.1590/S0104-530X2008000100015

LANG, Cláudia Emília. Modelo de gestão assistencial para a Rede EBSERH baseado na cogestão, núcleo interno de regulação, Kanban e painel de indicadores. 2018. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Brasil.

MASSARO, Isis Aparecida Cunácia; MASSARO, Altair. O uso do KANBAN na gestão do cuidado: superando limites. Revista de Administração em Saúde, v. 17, n. 66, 2017. https://doi.org/10.23973/ras.66.14

MATTOS, Corina Maria. Aplicação do Kanban ao processo de internação de uma unidade hospitalar pediátrica. Niterói: UFF, 2016. 108 f. Dissertações (Mestrado profissional em Enfermagem Assistencial) – Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2016. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3060. Acesso em: 20 abr. 2021.

MIN, Li Li; SARANTOPOULOS, Alice; SPAGNOL, Gabriela Salim; CALADO, Robisom. D. O que é esse tal de Lean Healthcare, 2019. https://doi.org/10.22409/leanhealthcare

NAKAMURA, Takahashi K. Reacting JIT ordering systems to the unstable changes in demand. Int J Prod Res, v. 37, p. 2293–313, 1993. https://doi.org/10.1080/002075499190770

OLIVEIRA, Renata Soares de. Kanban e curva ABC: ferramentas de gestão estratégica aplicáveis a unidades hospitalares de abastecimento farmacêutico. 2018. 55 f. Monografia (Graduação em Farmácia) - Escola de Farmácia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.

OLIVEIRA, Izabella Soares de. Gerenciamento de leitos no setor de urgência e emergência. 2018. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

PETRY, Débora. Análise de implantação do Kanban em Hospitais do Programa SOS Emergências. 2016, Universidade Federal da Bahia, Brasil.

ROCHA, Hermano Alexandre Lima; SANTOS, Ana Kelly Lima Da Cruz; ALCÂNTARA, Antônia Celia De Castro; LIMA, Carmen Sulinete Suliano Da Costa; ROCHA, Sabrina Gabriele Maia Oliveira, CARDOSO, Roberto Melo, CREMONIN Jr, Jair Rodrigues Cremonin. Bed management team with Kanban web-based application. International Journal for Quality in Health Care, 2018, v. 30, n.9, pp. 708–714. https://doi.org/10.1093/intqhc/mzy108.

RODRIGUES, Valdira Gonzaga. Metodologia kanban como estratégia na gestão de leitos no hospital universitário professor edgard santos hupes. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica em Saúde, v. 9, n. 3, 2019. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/reb/issue/view/976. Acesso em: 22 abr. 2021.

SOUSA, Paulo Renato de; MURICY, Marinês da Silva; SIMEÃO, Érika Pimentel; LIMA, Edvaldo Silva; BRAGA, Bruna Catão. Gestão do Fluxo de Pacientes em Internações Relacionadas ao Pronto Socorro: aplicação da Metodologia Kanban. Revista de Inovação Hospitalar e Inovação em Saúde, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 1-18. 2017. https://doi.org/10.21450/rahis.v14i1.3239

VALENTE, Rodrigo. Programa de gestão de leitos é implantado no Hospital de Clínicas de Curitiba. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, 2016. Disponível em: http://www2.ebserh.gov.br/web/portal-ebserh/detalhes-das-noticias/-/asset_publisher/7d2qZuJcLDFo/content/id/1413965/2017-05-programa-de-gestao-de-leitos-e-implantado-no-hospital-de-clinicas-de-curitiba. Acesso em: 25 abr. 2021.

VERNYI, Bruce; VINAS, Tonya. Easing into e-kanban. Industry week-cleveland ohio, v. 254, n. 12, p. 32, 2005.

VIEIRA, Lara Camila Nery; MENEZES, Michelle de Oliveira; PIMENTEL, Cristiane Agra; JUVENTINO, Grace Kelly Sampaio. Lean healthcare no Brasil: uma revisão bibliométrica. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 381-405, 2020. https://doi.org/10.5585/rgss.v9i3.16882

VOSS, Chris; TSIKRIKTSIS, Nikos e FROHLICH, Mark. Case research in operations management. International Journal of Operations & Production Management, 2002, v. 22, n. 2, p. 195 – 219, 2002. https://doi.org/10.1108/01443570210414329

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista diálogo educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189. 2014. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08

WERKEMA, Cristina. Lean Seis Sigma: introdução as ferramentas do Lean Manufacturing. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

ZATTAR, Izabel Cristina; SILVA, Rosangela Rosa Luciene da; BOSCHETTO, Jessica Werner. Aplicação de ferramentas enxutas na área da saúde: uma revisão da literatura. Journal of Lean Systems, Florianopólis, v. 2, n. 2, p. 68-86, 2017.

Publicado

16-10-2021

Como Citar

Silva, T. G. E., Silva, M. F. S. B. da, Vieira, L. C. N., Pimentel, C. A., & Musetti, M. A. (2021). Contribuições do kanban eletrônico e tradicional para a gerenciamento de leitos hospitalares. Revista Produção Online, 21(3), 818–836. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i3.4350

Edição

Seção

Artigos