Reestruturação das equipes de manutenção em uma empresa de saneamento básico utilizando o roteirizador Geo-Rota web

Autores

  • Carlos Leonardo Ramos Póvoa Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF https://orcid.org/0000-0001-6358-1306
  • Paula Daudt Grativol Keller Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF
  • Ricardo de Souza Barreto Barcelos Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i2.4300

Palavras-chave:

Roteirização de veículos. Logística. Transporte.

Resumo

Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma proposta de reestruturação de equipes de manutenção em uma empresa prestadora de serviços de saneamento básico. A pesquisa é justificada pela alta demanda de serviços, o que torna vital para o sucesso das operações o máximo aproveitamento da capacidade produtiva dos recursos disponíveis. Com o modelo de reestruturação proposto obteve-se um aumento na produtividade das equipes a partir da otimização dos roteiros de deslocamento, que permitiram reduzir o tempo total de rota e a quilometragem total percorrida. Como consequência, o número de equipes necessárias para atender uma mesma demanda de serviços foi reduzida. Ao aumentar a produtividade das equipes em campo é possível cumprir com prazos cada vez mais rigorosos de execução de serviços e fornecer um atendimento de maior qualidade, atendendo as exigências de clientes, investidores e órgãos reguladores. Uma nova formulação matemática para o Problema de Roteirização de Ordens de Serviço (SOVRP) é proposta, bem como testes computacionais do modelo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Leonardo Ramos Póvoa, Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF

Graduado em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ (1998), mestrado (2000) e doutorado (2005) em ciências de engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) no Laboratório de Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Geociências, logística e pesquisa operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: grasp, heurística, SIG, logística e geoprocessamento. Possui trabalhos envolvendo artes digitais com o coletivo HAPAX.

Referências

AMAL, L.; L .H. SON; H. CHABCHOUB. Spatial GIS-based genetic algorithm for route optimization of municipal solid waste collection. Environmental Science and Pollution Research, v. 25, p. 27569–27582, 2018.

AVELLA, P.; BOCCIA, M.; SFORZA A. Solving a fuel delivery problem by heuristic and exact approaches. European Journal of Operational Research 152, 170 – 179, 2004.

AZEREDO, J. S.; G. P. J. GALDINO; C. L. R. PÓVOA; T. J. M. GONÇALVES; R. B. COLARES. Caracterização e aplicação do problema de roteirização de ordens de serviço: um foco na eficiência logística. Anais do encontro nacional de engenharia de produção, 2009(a).

AZEREDO, J. S.; J. T. BESSA; C. L. R. PÓVOA. O Problema de Roteirização de Ordens de Serviço: Um Estudo de Caso em uma Concessionária dos Serviços de Água e Esgoto. Anais do encontro de empreendedorismo, inovação e engenharia de Produção – EMPRO, 2009(b).

BALLOU, Ronald. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Planejamento, Organização e Logística Empresarial. Tradução de Raul Rubenich. 5 Ed. Porto Alegre, Editora Bookman, 2006.

BASNET, C.; L. FOULDS E M. IGBARIA. Fleet manager: a microcomputer-based decision support system for vehicle routing. Decision Support Systems, v. 16, n. 3, p. 195–207, 1996.

BROWN, G. G.; ELLIS, C. J.; GRAVES, G. W.; RONEN, D. Real-time, wide area dispatch of mobil tank trucks. Interfaces 17, 107–120, 1987.

BROWN, G.; GRAVES, G. W. Real-time dispatch of petroleum tank trucks. Management Science 27, 19 – 32, 1981.

CHAJAKIS, E.; GUIGNARD, M. Deliveries in vehicles with multiple compartments. Journal of Global Optimization 26, 43 – 78, 2003.

CHEN, L.; LIU, Y.; LANGEVIN, A.. A multi-compartment vehicle routing problem in cold-chain distribution. Computers & Operations Research 111, 58–66, 2019.

CORNILLIER, F.; BOCTOR, F.F.; LAPORTE, G.; RENAUD, J. A heuristic for the multi-period petrol station replenishment problem. European Journal of Operational Research 191, 295 – 305, 2008.

DERIGS, U.; GOTTLIEB, J.; KALKOFF, J.; PIESCHE, M.; ROTHLAUF, F.; VOGEL, U. Vehicle routing with compartments: Applications, modelling and heuristics. OR Spectrum 33, 885–914, 2011.

FALLAHI, A. EL.; PRINS, C.; WOLFLER CALVO, R. A memetic algorithm and a tabu search for the multi-compartment vehicle routing problem. Computers and Operations Research 35, 1725–1741, 2008.

GAYIALIS, S. P.; I. P. TATSIOPOULOS. Design of an IT-driven decision support system for vehicle routing and scheduling. European Journal of Operational Research, v. 152, n. 2, 382–398, 2004.

HENKE, T.; SPERANZA, M.G.; WÄSCHER, G. The multi-compartment vehicle routing problem with flexible compartment sizes. European Journal of Operational Research 246, 730–743, 2015.

HÜBNER, A.; OSTERMEIER, M. A multi-compartment vehicle routing problem with loading and unloading costs. Transportation Science 53, 282–300, 2019.

KRICHEN, S.; S. FAIZ; T. TLILI; K. TEJ. Tabu-based GIS for solving the vehicle routing problem. Expert Systems with Applications, v. 41, n. 14, p. 6483–6493, 2014.

LAHYANI, R.; LAPORTE, G.; COELHO, L.C.; KHEMAKHEM, M. A Multi-Compartment Vehicle Routing Problem Arising in the Collection of Olive Oil in Tunisia. Omega 51, 1–10, 2015.

LAPORTE, G. M. GENDRAU; J.Y. POTVIN E F. SEMET. Classical and modern heuristics for the vehicle routing problem. International Transaction in Operational Research, v.7, p. 285-300, 2000.

MENDOZA, J. E.; A. L. MEDAGLIA; N. VELASCO. An evolutionary-based decision support system for vehicle routing: The case of a public utility. Decision Support Systems, v. 46, n. 3, p. 730–742, 2009.

MENDOZA, J.E.; CASTANIER, B.; GUÉRET, C.; MEDAGLIA, A.L.; VELASCO, N. A memetic algorithm for the multi-compartment vehicle routing problem with stochastic demands. Computers and Operations Research 37, 1886–1898, 2010.

MENDOZA, J.E.; CASTANIER, B.; GUÉRET, C.; MEDAGLIA, A.L.; VELASCO, N. Constructive heuristics for the multicompartment vehicle routing problem with stochastic demands. Transportation Science 45, 346–363, 2011.

MUYLDERMANS, L., PANG, G. On the benefits of co-collection: Experiments with a multi-compartment vehicle routing algorithm. European Journal of Operational Research 206, 93–103, 2010.

NUSSBAUM, M.; M. SEPULVEDA; A. COBIAN; J. GAETE E J. CRUZ. A fuel distribution knowledge-based decision support system. International Journal of Management Science, v. 25, n. 2, p. 225–234, 1997.

OSTERMEIER, M.; HENKE, T.; HÜBNER, A.; WÄSCHER, G. Multi-compartment vehicle routing problems: State-of-the-art, modeling framework and future directions. European Journal of Operational Research, 2020.

OSTERMEIER, M.; HÜBNER, A. Vehicle selection for a multi-compartment vehicle routing problem. European Journal of Operational Research 269, 682–694, 2018.

PAMUČAR, M. Transport spatial model for the definition of green routes for city logistics centers. Environmental Impact Assessment Review, v. 56, p. 72–87, 2016.

PÓVOA, C. L. R; P. J. GALDINO. Service orders vehicle routing problem with limited and heterogeneous fleet. CLAIO – XIX Latin-Iberoamerican Conference on Operation Research, 2018.

PÓVOA, C.L.R; A. S. VELASCO; F. G. PAES. Geo-Rota - Sistema web de suporte a decisão para o problema de roteirização de veículos com multi-compartimentos. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 15, n. 3, p. 133–154, 2020.

SANTOS, L. E R. J. COUTINHO. Implementing a multi-vehicle multi-route spatial decision support system for efficient trash collection in Portugal. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 42, n. 6, p. 922–934, 2008.

SAVSAR, M., A. ABOELFOTOH; D. EMBAIREEG. A GIS-based methodology for solving the capacitated vehicle routing problem with time windows: A real-life scenario. International Journal of Applied Management Science, v. 11, n. 2, p. 124–152, 2019.

SILVESTRIN, P.V.; RITT, M. An Iterated Tabu Search for the Multi-compartment Vehicle Routing Problem. Computers & Operations Research 81, 192–202, 2017.

TASAR, B.; TÜRSEL ELIIYI, D.; KANDILLER, L. Vehicle routing with compartments under product incompatibility constraints. Traffic Management 31, 25–36, 2019.

WEIGEL D.; B. CAO. Applying GIS and OR techniques to solve Sears technician dispatching and home delivery problems. Interfaces, v. 29, n. 1, p. 112–130, 1999.

Publicado

16-07-2021

Como Citar

Ramos Póvoa, C. L., Keller, P. D. G., & Barcelos, R. de S. B. (2021). Reestruturação das equipes de manutenção em uma empresa de saneamento básico utilizando o roteirizador Geo-Rota web. Revista Produção Online, 21(2), 609–630. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i2.4300

Edição

Seção

Artigos