Análise multivariada de componentes principais e modelo multicritério aplicados à decisão de localização de empresa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i1.4202

Palavras-chave:

Localização de Empresas. Otimização Multicritério. Análise Multivariada.

Resumo

Dentre os fatores de sucesso de uma empresa, a escolha da localização é preponderante, sendo uma das decisões relevantes do empreendedor, tendo cada empresa, de acordo com seu negócio e especificidades, sua demanda potencial. Neste artigo, busca-se dispor de um instrumento para tomada de decisão para locação ótima de empresas com uso da análise multivariada de componentes principais aplicada com método multicritério de otimização. O modelo foi estruturado com a criação de um índice multidimensional, o Índice de Localização Ótima de Empresas – ILOE, através da Análise dos Componentes Principais. A cidade de Fortaleza foi usada para averiguação empírica, representando a complexidade da economia típica dos centros urbanos brasileiros. Deste modo, propõe-se um framework para a decisão do problema de decisão da localização de empresa de varejo, baseado em um conjunto de critérios qualitativos e quantitativos. É um método híbrido de apoio à decisão que combina técnicas do modelo MAUT (Multi-Attribute Utility) com Análise de Componentes Principais, composta de dimensões socioeconômicas presentes no espaço urbano. As evidências empíricas foram verificadas a partir da análise espacial e a congruência da localização de empresas de serviços e comércio atual com o ILOE, num processo de decisão cujas preferências dos decisores foram reveladas.

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Biografia do Autor

Régis Façanha Dantas, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

Economista, Doutor e Mestre em Economia. Professor Universitário e atualmente Diretor da Supesp – Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará e funcionário da Caixa Econômica Federal

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Publicado

15-03-2021

Como Citar

Dantas, R. F. (2021). Análise multivariada de componentes principais e modelo multicritério aplicados à decisão de localização de empresa. Revista Produção Online, 21(1), 203–230. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i1.4202

Edição

Seção

Artigos