Avaliação de ciclo de vida de uma capota marítima automotiva
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i1.4198Palavras-chave:
Meio ambiente. Gestão Ambiental, Sustentabilidade. Ciclo de Vida. Capota Marítima.Resumo
A Avaliação do Ciclo de Vida do Produto é uma ferramenta de gestão ambiental utilizada para levantamento dos aspectos e impactos ambientais significativos de produtos, considerando não apenas seu processo produtivo. As entradas do sistema de produto, subsistemas envolvidos, saídas, utilização pelo cliente final e seu descarte são consideradas nessa avaliação. Nesta pesquisa foram estudados os requisitos das Normas ISO:NBR 14.040, 14.041 e 14.001 que regulamentam a aplicação desta ferramenta para avaliar os métodos utilizados na produção de uma capota marítima, bem como sua abrangência e limitações. Foi utilizado o software SimaPro para construir o inventário de ciclo de vida e, ao modelar, avaliar os impactos ambientais significativos durante o processo desde a extração da matéria-prima. O estudo permitiu identificar que as peças em alumínio por unidade produzidas apresentaram maior impacto na emissão de 71,7Kg de CO2 eq, contribuindo com o efeito estufa. Quando houve a substituição das mesmas por nylon houve a redução de 30,74% na emissão de gás carbônico. Já a pegada de carbono G2G da capota equivale a 1,09 kg CO2 apenas 2,65% do impacto gerado pela capota.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14.040: Gestão ambiental: análise do ciclo de vida: princípios e estrutura. Rio de Janeiro: ABNT, 2009.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14.044: Gestão Ambiental: análise do ciclo de vida: requisitos e orientações. Rio de Janeiro: ABNT, 2009.
BARBIERI, José Carlos; Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
CHIUMENTO, Giovanna. Priorização de processos elementares e adaptação de bases de dados de inventários de ciclo de vida (ICVs). Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2016.
DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
D’AGOSTINI, Marina. Projeto de melhorias ambientais identificadas através da aplicação da ferramenta de análise de ciclo de vida de uma quinta-roda. TCC (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, 2010.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
JUNIOR, Alcir Vilela. DEMAJOROVIC, Jacques. Modelos e ferramentas de gestão ambiental: desafios e perspectivas para as organizações. São Paulo: SENAC São Paulo, 2006.
UGAYA, Cássia Maria Lie. Análise de ciclo de vida: estudo de caso para materiais e componentes automotivos no Brasil. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 2001.
União Europeia. Manual do sistema ILCD : sistema internacional de referência de dados do ciclo de produtos e processos : guia geral para avaliações do ciclo de vida : orientações detalhadas. Brasília: IBICT, 2014.
UNEP - Un Environment Programme, 2020. Disponível em: http://www.unep.org. Acesso em: 02 maio 2020.
WHAT is life cycle thinking?: life cycle initiative, 2020. Disponível em: https://www.lifecycleinitiative.org. Acesso em: 02 maio 2020.
WIEBECK, Heitor. ET AL. Plásticos de engenharia: tecnologia e aplicações. São Paulo, SP: Artliber Editora, 2005.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos [recurso eletrônico]. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.