A importância de um escritório de gerenciamento de projetos em uma organização

Autores

  • José Tadeu Parolini Junior Uniaraxá - Centro Universitário
  • Thiago do Carmo Satller Uniaraxá - Centro Universitário
  • Andrey Gomes Pereira Uniaraxá - Centro Universitário
  • Letícia Cristina Silva Uniaraxá - Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i2.3586

Palavras-chave:

Escritório de gerenciamento de projetos. Gerenciamento de projetos. PMO.

Resumo

As empresas encontram-se em constante transformação e necessitam a todo momento de inovação para conseguirem atender, de forma eficaz e eficiente, as demandas que surgem nas rotinas do seu dia a dia. Assim, a forma básica de controle para qualquer mudança que irá ocorrer dentro de uma organização, inicia-se através de um projeto. Entretanto, para que um projeto alcance o objetivo proposto é necessário que exista um gerenciamento para cada uma das fases que o compõe: iniciação, planejamento, execução, controle e monitoramento e encerramento. Desta forma, este artigo irá apresentar como um escritório de gerenciamento de projetos (Project Management Office – PMO) unificado pode ser importante para uma organização. Será realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema abordado e em seguida, um estudo em uma mineradora para verificar como é o gerenciamento de projetos e o funcionamento dos escritórios de gerenciamento de projetos nesta organização. Após a realização do estudo foi possível concluir que o escritório de projetos é uma forma não só de unificar a gestão, mas também de aprimorar os resultados e melhorar de forma continuada os processos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Tadeu Parolini Junior, Uniaraxá - Centro Universitário

Gerenciamento de Projetos

Thiago do Carmo Satller, Uniaraxá - Centro Universitário

Gerenciamento de Projetos

Andrey Gomes Pereira, Uniaraxá - Centro Universitário

Gerenciameto de Projetos

Letícia Cristina Silva, Uniaraxá - Centro Universitário

Gerenciameto de Projetos

Referências

ANDRADE, M. M. de. Introdução à metodologia do trabalho cientifico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

ANSELMO, J.L. Escritório de gerenciamento de projetos: um estudo de caso. 2002. Monografia. Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

CARNEIRO, Paulo C. P. Acesso à justiça: juizados especiais cíveis e ação civil pública: uma nova sistematização da teoria geral do processo. Rio de Janeiro, Forense, 2000.

CARVALHO, M. QFD: uma ferramenta de tomada de decisão em projeto. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 1997.

CARVALHO, H. G. e HINÇA, A, Escritório de Projetos como Ferramenta de Gestão do Conhecimento. 2004. 15f. Dissertação de mestrado – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2004.

CRAWFORD, L. O escritório do projeto estratégico. Nova Iorque: Marcel Dekker, 2002.

DINSMORE, Paul C.; CAVALIREI, Adriane. Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos: livro-base de preparação para certificação PMP – Project Management Professional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

DINSMORE, P. C. Transformando estratégias empresariais em resultados através da gerência por projetos. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2003.

Gestão de Projetos: o que é e tudo sobre como gerenciar projetos. Artia, 2019. Disponível em https://artia.com/blog/gestao-de-projetos-o-que-e-para-que-serve/. Acesso em: 12 mar. 2019.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HELDMAN, K. Gerência de projetos: guia para o exame oficial do PMI. 3. ed. (Revisada e Atualizada). Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

JUSTO, A. S. O que é um projeto? Entenda sua definição e utilidade. 2018. Disponível em EUAX: https://www.euax.com.br/2018/08/o-que-e-um-projeto/. Acesso em: 06 mar. 2019.

KENDALL, G. I.; ROLLINS, S. C., Projeto Avançado - Gestão de Portfólio e o ROI do PMO Multiplicando na velocidade de dobra. Boca Raton: J. Ross Publishing, 2003.

KERZNER, H. Gestão de projetos: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2002.

KERZNER, H. Strategic Planning for a Project Office. Project Management Journal, v. 34, n. 2, p.13- 25, 2003.

LEITE, F. T. Metodologia Científica: métodos e técnicas de pesquisa: monografias, dissertações, teses e livros. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2008.

MONTES, E. O que é Gerenciamento de Projetos?.2018. Disponível em Escritório de Projetos: https://escritoriodeprojetos.com.br/o-que-e-gerenciamento-de-projetos. Acesso em: 06 de mar. 2019.

MORESI, E. Metodologia de Pesquisa. Universidade Católica de Brasília, 2003.

MPCM. Maturidade em Gerenciamento de Projetos – Brasil. Pesquisa Archibald & Prado – Relatório Pesquisa 2017: “Empresas Particulares” Indicadores. Disponível em http://www.maturityresearch.com/novosite/2017/download/RelatorioMaturidade-2017-EmpresasParticulares-Parte-A-Indicadores-V2.pdf. Acesso em: 12 de mar. 2019.

PATAH, L. Alinhamento estratégico de estrutura organizacional de projetos: uma análise de múltiplos casos. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK ®: Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos: 3. ed. Pennsylvania. PMI, 2004.

PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, 6. ed. Pennsylvania: PMI, 2017.

PRADO, D. Gerenciamento de Projetos nas Organizações. Belo Horizonte: Desenvolvimento Comercial, 2000.

ROCHA, E.N. Implantação de PMO como Necessidade. Disponível em: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1122. Acesso em: 31 jan. 2019.

VARGAS, R. V. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 6. ed., Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

Publicado

16-07-2021

Como Citar

Parolini Junior, J. T., Satller, T. do C., Pereira, A. G., & Silva, L. C. (2021). A importância de um escritório de gerenciamento de projetos em uma organização. Revista Produção Online, 21(2), 353–371. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i2.3586

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.