Competitividade da Indústria Exportadora Brasileira de Papel de Imprimir e Escrever: uma análise da inovação sob a ótica da cadeia de valor

Autores

  • Christian Luiz Da Silva USP - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i3.354

Palavras-chave:

inovação, exportações de papel de imprimir e escrever, cadeia de valor.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar comparativamente as estratégias de inovação  das
principais empresas exportadoras mundiais e brasileiras de  papel de imprimir e
escrever. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com os principais agentes
econômicos envolvidos com a exportação desse produto no Brasil. A partir da
análise da cadeia de valor, com enfoque para essa inovação , observou-se que as
empresas brasileiras, apesar de terem  vantagens competitivas na etapa de recursos
florestais (domínio da matéria-prima, inovação e integração na silvicultura),
produzem produtos com baixo valor agregado. A maioria das empresas pesquisadas
busca agregar mais valor ao produto, porém, poucas investem em pesquisa e
desenvolvimento de novos produtos. Além disso, em virtude de a  indústria brasileira
exportar seus produtos de forma indireta, ou seja, por meio de agentes de
distribuição no exterior e tradings,  perde o contato com o cliente final,  uma
importante peça no processo de inovação.

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Publicado

29-06-2005

Como Citar

Da Silva, C. L. (2005). Competitividade da Indústria Exportadora Brasileira de Papel de Imprimir e Escrever: uma análise da inovação sob a ótica da cadeia de valor. Revista Produção Online, 5(3). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i3.354

Edição

Seção

Artigos