Aplicação do método intitulado dinâmica da cozinha em aula de gestão da produção
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v19i4.3422Palavras-chave:
Engenharia Simultânea. Ensino de Engenharia. Habilidades do Engenheiro. Tomada de Decisão. Engenharia Multidisciplinar.Resumo
Os egressos dos cursos de Engenharia, de acordo com a visão dos estudantes de Engenharia e a Resolução do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação do Brasil (CNE/CES 11, de 11 de Março de 2002), devem possuir determinadas habilidades e competências, entre elas boa comunicação, organização de ideias, visão crítica, autodidatismo e saber trabalhar em equipe, as quais são fundamentais para o exercício da profissão. Apesar disso, algumas delas não são estimuladas no decorrer de determinados cursos de Engenharia. Pensando nisso, esse trabalho apresenta uma dinâmica, denominada de Dinâmica da Cozinha, a qual estimula os estudantes a tomar decisão; trabalhar, discutir e negociar com outros estudantes e analisar dados fornecidos, ou seja, que eles exercitem habilidades e competências necessárias ao Engenheiro. A Dinâmica da Cozinha é baseada em grupos de trabalho, os quais devem definir um cardápio de restaurante industrial com prato principal, sopa, salada, guarnição, sobremesa e suco. Na primeira etapa da dinâmica, cada grupo recebe uma informação sobre os itens disponíveis (calorias, custos, aceitação e tempo e dificuldade dos pratos) para elaboração e apresentação do cardápio. No final dessa etapa cada grupo apresenta seu cardápio e discute-se a relação da Dinâmica da Cozinha com a realidade organizacional de empresas. Na segunda etapa os grupos são reorganizados de modo que, os novos grupos tenham pelo menos um estudante de cada grupo da primeira etapa. No final dessa etapa os grupos apresentam seus cardápios e ocorre a uma nova roda de discussões. Os resultados, obtidos através do feedback dos estudantes logo após a aplicação da Dinâmica da Cozinha, utilizando enfoque qualitativo, evidenciam que ela estimulou a participação, a reflexão e discussão crítica dos resultados, o que é importante para os estudantes desenvolverem habilidades e competências necessárias para os engenheiros.
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