GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE: O CASO DO CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v6i2.287Resumo
As organizações modernas estão enfrentando ambientes extremamente dinâmicos, provocando alterações radicais no modo de serem gerenciadas. Assim, com o advento e o aperfeiçoamento das teorias organizacionais, o conhecimento tornou-se o fator econômico mais importante no ambiente competitivo das organizações. Tratando mais especificamente da área esportiva, no Brasil os clubes que mais adotaram os modelos de organização empresarial foram os Times de Futebol, por se tratar do esporte mais popular do país. Este estudo tem como objetivo investigar, dentro de um Clube de Futebol nacional, se existe o desenvolvimento de equipes de alta performance e quais foram os procedimentos tomados para se chegar a isso. A metodologia da pesquisa utilizada neste estudo é do tipo qualitativa e exploratória, do ponto de vista de sua natureza, que tem como característica uma pesquisa aplicada. Para a coleta de dados foi utilizado como instrumento a entrevista semi-estruturada. A análise foi fundada no procedimento da análise de conteúdo. As conclusões da pesquisa apontaram que os resultados alcançados na atividade fim do clube, o contexto esportivo, utilizando-se o compartilhamento do conhecimento através de um modelo disciplinado de gestão é um exemplo de que a gestão do conhecimento conduziu à evolução da organização. No caso do clube Atlético Paranaense, o desempenho da equipe diretiva demonstrou, através da gestão do conhecimento, estabelecer objetivos de atuação claros, definiu e efetivou as metas baseadas em desempenho, encontrou a abordagem de trabalho integrando habilidades e, principalmente, desenvolveu meios objetivos de implantar a disciplina consciente de que todos são mutuamente responsáveis pelos resultados apresentados. Palavras-chave: equipes; alta performance; conhecimento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.