Metodologia ativa de ensino-aprendizagem em operações de manufatura: abordagens da teoria das restrições por meio do uso do opt game
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i1.2781Palavras-chave:
Metodologia Ativa de Ensino-Aprendizagem. Operações de Manufatura. Teoria das Restrições. OPT Game.Resumo
É importante a adoção de meios que facilitem aos alunos construírem seu conhecimento teórico e prático em assuntos relacionados a operações de manufatura. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar o uso da metodologia ativa de ensino-aprendizagem na compreensão das abordagens da Teoria das Restrições (TOC) em operações de manufatura. Por meio de simulação com o uso do OPT Game, são apresentadas conexões entre o processo da TOC com os indicadores globais e operacionais, as regras do OPT, a sincronização da produção e o tambor-pulmão-corda. Caracteriza-se uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva e explicativa, por meio da técnica de simulação. O OPT Game foi aplicado em uma turma de mestrandos. Os resultados demonstraram que os alunos se sentiram motivados com a atividade, auxiliando-os na compreensão entre teoria e prática das abordagens da TOC; do qual foi considerado importante recurso facilitador à aprendizagem.Downloads
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