<b>Gerenciamento de Projetos em TI: Uma Abordagem do Plano de Transição de Serviços</b>

Autores

  • Gilmar Souza Santos UNIMEP
  • Fernando Celso de Campos UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i4.278

Palavras-chave:

Projetos de Transição, Gerenciamento de Projetos, Serviços de TI, Tecnologia da Informação, Governança de TI.

Resumo

Em outsourcing de TI, os clientes exigem cada vez mais uma eficaz estratégia de implantação dos serviços contratados. Uma gestão de projetos de transição de serviços de TI apresenta resultados positivos, não somente para o sucesso do projeto, como também para que a operação com o cliente seja iniciada e mantida com credibilidade.  Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas contribuições em projetos de implantação de serviços para provedores de TI.  Utiliza-se práticas de gestão, controle e gestão de projetos, aplicadas à gestão de serviços de TI (ITSM).  Um estudo de caso é apresentado e analisado.  Enfatiza-se no trabalho a importância de uso combinado de práticas como PMI, IPMA, ITIL e CobiT. A pesquisa conclui que projetos de transição bem elaborados garantem uma operação eficaz em termos de processos, resultados financeiros e de relacionamento do provedor com o cliente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmar Souza Santos, UNIMEP

Doutorando em Engenharia de Produção - UNIMEP. Mestre em Engenharia de Computação - Mackenzie. MBA em Economia de Empersas - Fipe/USP. Graduado em Economia e Informática. Professor de MBA em Estratégia Empresarial e em Qualidade de Serviços de TI (FAAG e FRB). Certificações internacionais em Gerenciamento de Projetos, Qualidade de Software, Qualidade Total, Governança e Serviços de TI (PMP, IPMA, CGEIT, CISA, CSQE, ITIL, CQPA, CQIA, CobiT, ISO 20000).

Fernando Celso de Campos, UNIMEP

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMSC-USP) (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) (1994) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) (1999). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Tecnologia da Informação Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informação, modelagem de processos, manutenção industrial, software livre e cadeia de suprimentos.

Publicado

09-12-2009

Como Citar

Santos, G. S., & de Campos, F. C. (2009). <b>Gerenciamento de Projetos em TI: Uma Abordagem do Plano de Transição de Serviços</b>. Revista Produção Online, 9(4). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i4.278

Edição

Seção

Artigos