Por que eles desistem? análise da evasão no curso de engenharia de produção, UFES, Campus São Mateus
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v17i3.2760Palavras-chave:
Evasão. Retenção. Educação Superior. Engenharia de Produção. Perfil do curso.Resumo
Nos últimos anos o sistema brasileiro de educação superior expandiu a oferta de cursos de engenharia. Apesar desta expansão tem-se percebido o aumento no número de evasão dos alunos. De maneira a contribuir com a análise das causas desta evasão o presente trabalho teve como objetivo definir o perfil do curso de Engenharia de Produção, São Mateus. Verificou-se que o curso possui predomínio de alunos: i) residentes no próprio Estado e cidade; ii) do sexo masculino; iii) idade entre 18 e 25 anos e; iv) melhores coeficientes de rendimento nos últimos períodos. Tanto à relação entre alunos diplomados por alunos evadidos quanto à taxa de retenção do curso indicam a necessidade de melhorar a qualidade do curso de modo a viabilizar a finalização em menor tempo. Analisando a evasão verificou-se que a mesma ocorreu em 144 de um total de 441 alunos matriculados, sendo a desistência a principal razão da evasão (77). Foi analisado ainda o grau de retenção das disciplinas básicas, sendo esta entre 40% a 80% em disciplinas do primeiro e segundo período. De acordo com os resultados há necessidade da coordenação do curso em acompanhar cuidadosamente os primeiros períodos bem como promover atividades de nivelamento e monitorias.
Downloads
Referências
ADACHI, Ana Amélia Chaves Teixeira. Evasão e Evadidos nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. Belo Horizonte, 2009.
FERREIRA, Joaquim Armando; ALMEIDA, Leandro; SOARES, Ana Paula. Adaptação acadêmica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso.. Psico-USF, v.6, n.1, p. 01-10. jan./jun. 2001.
GAIOSO, Natalícia Pacheco de Lacerda. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Brasília, 2005.
GILIOLI, Renato de Sousa Porto. Evasão em instituições federais de ensino superior no Brasil: expansão da rede, Sisu e desafios. Estudo técnico, 2016. http://www2.camara.leg.br/documentos-e-pesquisa/publicacoes/estnottec/areas-da-conle/tema11/2016_7371_evasao-em-instituicoes-de-ensino-superior_renato-gilioli
GOMES, Maria José; MONTEIRO, Mariana; DAMASCENO, Anderson Medeiros; ALMEIDA, Tereza Jacy Silva; DE CARVALHO, Raquel Baroni. Evasão acadêmica no ensino superior: estudo na área da saúde. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, v. 12, n. 1, p. 6-13, 2010.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) (Brasília). Trajetória e estado da arte da formação em engenharia, arquitetura e agronomia. 2010. Disponível em: http://www.ufjf.br/observatorioengenharia/files/2012/01/vol07.pdf. Acesso em: 08 de janeiro de 2016.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP (Brasília). Estatísticas da educação superior: graduação, 2016. http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior
LOBO, Maria Beatriz de Carvalho Melo. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Cadernos, n. 25, 2012.
MARTINS, Tatiane Agostinho; BITENCOURT, Lígia Cristina; BARBOSA, Milena de Lima; DOS SANTOS, Leonice Roque. Avaliação das condicionantes de retenção dos alunos de engenharia da UTFPR: bases para propostas interventivas. Cuarta conferencia Latino Americana sobre el abano en la educacion superior, 2014. Obtido em WWW://clabes2014-alfaguia.org.pa/ em janeiro de 2017.
OLIVEIRA, Vanderli Fava de; BARBOSA, Carolina dos Santos; CHRISPIM, Eduardo Mathiasi. Cursos de engenharia de produção no Brasil: crescimento e projeções. XXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 25., 2005. Anais... Porto Alegre, RS, Brasil, 2005.
OLIVEIRA, Vanderlí Fava; DE ALMEIDA, Nival Nunes, CARVALHO, Dayane Maximiano de; PEREIRA, Fernando Antonio Azevedo. Um estudo sobre a expansão na formação em engenharia no Brasil. Revista de ensino de engenharia. Revista de Ensino de Engenharia da ABENGE, v. 32, p. 29-44, 2013
PEREIRA, Alexandre Severino; CARNEIRO, Teresa Cristina Janes; BRASIL, Gutemberg Hespanha; CORASSA, Maria Auxiliadora de Carvalho. Principais características dos alunos retidos dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Espírito Santo. Revista GUAL, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 238-259, maio 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES. Caderno de avaliação: Engenharia de Produção 35. Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Vitória, 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES. Indicadores de desempenho, 2015. Pro Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Vitória, 2015.
SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo; MOTEJUNAS, Paulo Roberto; HIPÓLITO, Oscar; MELO LOBO, Maria Beatriz de Carvalho. A Evasão no ensino superior brasileiro: instituto lobo para o desenvolvimento da educação, da ciência e da tecnologia. Cadernos de Pesquisa. v. 37. n. 132, 2007.
SILVA, Glauco Peres. Análise de evasão no ensino superior: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes. Avaliação, v. 18, n. 2, p. 311-333, jul. 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.