<b>Análise econômico-financeira da utilização do GN em sistemas de cogeração aplicados a instalações prediais</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i2.268Palavras-chave:
gás natural, cogeração, instalações prediais, dinâmica de sistemasResumo
Sistemas de cogeração podem ampliar a capacidade instalada para geração de energia no Brasil. Podem também aumentar a confiabilidade do sistema de transmissão, diversificando a matriz energética e ampliando as oportunidades de negócio para o capital privado no mercado brasileiro. O Brasil apresenta expressivo potencial para a implantação de pequenas plantas de cogeração, sobretudo no setor de serviços (terciário), onde se concentra um número considerável de pequenos estabelecimentos comerciais com necessidades de energia elétrica, vapor, água quente e/ou água gelada (para refrigeração). Neste trabalho é apresentada uma metodologia de apoio aos novos usuários desse setor, a qual permite a análise da viabilidade econômico-financeira da utilização do gás natural em sistemas de cogeração como alternativa à eletricidade. Esta metodologia é baseada na técnica de dinâmica de sistemas, que permite tanto a representação do comportamento dinâmico das variáveis envolvidas, como a análise dos efeitos da competição dessas duas fontes de energia (gás natural e energia elétrica) junto ao mercado consumidores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.