Análise da qualidade superficial e dimensional em peças produzidas por modelagem por deposição de material fundido (FDM)

Autores

  • Carlos Henrique Pereira Mello Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • Filipe Natividade Guedes Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • Vinícius José Mota Noronha Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • Adriano Akio Kawasaki Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • Thales Eduardo de Sousa Rocha Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • João Roberto Ferreira Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i3.237

Palavras-chave:

prototipagem rápida, modelagem por deposição de material fundido, FDM, acabamento superficial, precisão dimensional.

Resumo

A prototipagem rápida vem crescendo cada vez mais como uma opção na busca de redução do tempo e dos riscos no processo de desenvolvimento de produtos. Contudo, as peças produzidas por modelagem por deposição de material fundido (FDM) podem sofrer variações na rugosidade e precisão dimensional, dependendo de parâmetros como espessura do filete depositado, sentido da orientação da fabricação da peça, tipo de deposição de camada e geometria do corpo de prova. A literatura é rica em trabalhos dessa natureza a respeito de protótipos rápidos produzidos por outras tecnologias de prototipagem, mas o mesmo não acontece com o FDM. Portanto, a presente pesquisa busca analisar a qualidade superficial e dimensional de protótipos rápidos produzidos com a tecnologia de FDM, por meio de um projeto experimental. De acordo com os dados analisados, foi possível afirmar que algumas variáveis selecionadas como fator principal, ou a interação entre elas, tiveram efeito sobre a resposta rugosidade e nenhum efeito sobre a resposta precisão dimensional. Conclui-se que, na produção de protótipos onde o acabamento superficial for importante, cuidados devem ser tomados na especificação dos parâmetros da máquina, uma vez que a rugosidade da peça final prototipada vai depender fortemente da interação entre os mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Pereira Mello, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG)

Publicado

26-08-2010

Como Citar

Mello, C. H. P., Guedes, F. N., Noronha, V. J. M., Kawasaki, A. A., Rocha, T. E. de S., Ferreira, J. R., & Gorgulho Júnior, J. H. C. (2010). Análise da qualidade superficial e dimensional em peças produzidas por modelagem por deposição de material fundido (FDM). Revista Produção Online, 10(3), 504–523. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i3.237

Edição

Seção

Artigos