Interação universidade-empresa no estado do espírito santo: o papel das engenharias
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i4.2355Palavras-chave:
Interação Universidade-Empresa. Universidade Empresarial. Grupos de Pesquisa. Produção tecnológica. Engenharias.Resumo
Este artigo analisa a interação universidade-indústria no Estado do Espírito Santo. É destacado o papel desempenhado pelos Grupos de Pesquisa das Engenharias entre os anos 2000 a 2010, com base nos dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, opção Plano Tabular. A análise mostra que a interação universidade-indústria não foi expressiva, apesar da reorganização e expansão do sistema local de Ciência, Tecnologia e inovação (C,T&I). É ressaltado também que a contribuição das escolas de engenharia é mais para a formação de força de trabalho e geração de conhecimento do que para com as interações econômicas com as indústrias . Isso posto, o artigo enfatiza a necessidade de a universidade se tornar mais inovadora em sua abordagem / interações com o setor privado .Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.