Simulação computacional para avaliação do impacto ambiental gerado pela tecnologia de informação
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i3.2333Palavras-chave:
Tecnologia da Informação. TI Verde. Modelagem. Simulação Computacional. Dinâmica de Sistemas.Resumo
Em um processo irreversível, pessoas e empresas utilizam as Tecnologias de Informação (TI) em diferentes atividades no dia a dia. Essa demanda leva a indústria de tecnologia a uma busca incessante pela inovação e o resultado é um ciclo de melhorias, novidades e o consequente aumento do descarte desses componentes no meio ambiente bem como o aumento do consumo de energia e a emissão de CO² na atmosfera. Nesse contexto, a TI Verde surge como uma alternativa para minimizar os efeitos nocivos ao meio ambiente provocados pela fabricação, uso intensivo e descarte da TI. Uma das barreiras que levam as empresas a adiarem a adoção de práticas da TI Verde é o custo envolvido na implantação e a não garantia do retorno esperado. Assim, fazendo uso da própria TI, através da metodologia de Dinâmica de Sistemas e do software Vensim (VENTANA SYSTEMS, 2015), este trabalho buscou simular a redução do impacto ambiental que a implantação de práticas da TI Verde, tais como a virtualização de servidores e o desligamento dos equipamentos quando não estão em uso, podem trazer, ao longo de dez anos, em uma Unidade de TI de uma universidade. Os resultados demonstram que, com a adoção de práticas simples, é possível atingir uma redução de até 62% no consumo de energia e emissão de CO².Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.