<b>Avaliação da demanda por biodiesel em função de um modelo de previsão de demanda por diesel</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i3.232Palavras-chave:
Biodiesel, Previsão de demanda, Diesel, Capacidade de Produção, GargaloResumo
Observa-se uma crescente preocupação mundial com a produção de energias mais limpas. Uma destas é o biodiesel, que está sendo adicionado ao diesel para comercialização no Brasil. O presente artigo busca fazer uma análise da demanda por biodiesel em função do consumo de diesel, identificando qual a capacidade de produção para qual o país está se preparando. Para tanto, foi adotado um modelo de previsão de demanda não-paramétrico para a produção de diesel, que serviu de base para fazer a previsão para o biodiesel. Observa-se que o país está preparado para suprir uma demanda superior a exigida e possui estimativas de crescimento que atinge ao B10 (mistura de 10% de biodiesel ao diesel comercializado no Brasil). Observou-se também que a maior parte da capacidade produtiva está presente na região centro-oeste. Constatou-se também que o grande gargalo para a produção dos biocombustíveis é a falta disponibilidade de matéria-prima.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.