Gráficos de controle: aspectos teóricos e práticos a partir da lógica formal e da lógica fuzzy

Autores

  • Ismael Batista Maidana Silvestre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense
  • Viviane Leite Dias de Mattos Universidade Federal do Rio Grande
  • Cátia Maria dos Santos Machado Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.2225

Palavras-chave:

Qualidade. Gráficos de Controle. Lógica Fuzzy. Processo de Produção.

Resumo

No monitoramento de variáveis complexas, subjetivas ou mal definidas, alguns processos produtivos podem ser avaliados a partir de informações imprecisas, razão pela qual é importante buscar estratégias que viabilizem a análise e interpretação desses dados. O presente artigo apresenta uma estratégia para construção de gráficos de controle fuzzy, envolvendo também um método para transformar valores crisp em valores fuzzy e um método para ordenar números fuzzy. Os gráficos obtidos são comparados com os tradicionais gráficos de controle de Shewhart em um contexto de informações imprecisas: o estudo de algumas características sensoriais definidoras da qualidade de um produto em uma indústria de alimentos (cor, aroma, consistência, sabor e acidez). Foi constatado que os gráficos de controle fuzzy apresentaram maior flexibilidade, com a criação de zonas de alerta internas e externas, sendo menos rigorosos na avaliação da tendência central e um pouco mais rigorosos na avaliação da variabilidade, quando usado um grau de dominância maior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismael Batista Maidana Silvestre, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2009/2 e Mestre em Modelagem Computacional pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) em 2014/1. Realizou Mobilidade Acadêmica pelo programa Bolsas Luso-Brasileiras, parceria UFPel e Banco Santander, na Universidade do Minho, Braga, Portugal (2008/2009). Professor no Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete, Professor Orientador de Estágios no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas. Atua na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, Matemática Fuzzy e Modelagem Matemática.

Viviane Leite Dias de Mattos, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1978), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Garantia de Controle de Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, probabilidade e estatística, controle de processos, efeitos de dispersão e projeto de experimentos.

Cátia Maria dos Santos Machado, Universidade Federal do Rio Grande

possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1985), especialização em Matemática e Matemática Aplicada (1997), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Prog. de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) na área de Transporte e Logística. Atualmente é Professor Associado II do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Otimização combinatória; programação linear, algoritmos baseados em teoria de grafos.

Publicado

15-06-2016

Como Citar

Silvestre, I. B. M., Mattos, V. L. D. de, & Machado, C. M. dos S. (2016). Gráficos de controle: aspectos teóricos e práticos a partir da lógica formal e da lógica fuzzy. Revista Produção Online, 16(2), 754–778. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.2225

Edição

Seção

Artigos