Gráficos de controle: aspectos teóricos e práticos a partir da lógica formal e da lógica fuzzy
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.2225Palavras-chave:
Qualidade. Gráficos de Controle. Lógica Fuzzy. Processo de Produção.Resumo
No monitoramento de variáveis complexas, subjetivas ou mal definidas, alguns processos produtivos podem ser avaliados a partir de informações imprecisas, razão pela qual é importante buscar estratégias que viabilizem a análise e interpretação desses dados. O presente artigo apresenta uma estratégia para construção de gráficos de controle fuzzy, envolvendo também um método para transformar valores crisp em valores fuzzy e um método para ordenar números fuzzy. Os gráficos obtidos são comparados com os tradicionais gráficos de controle de Shewhart em um contexto de informações imprecisas: o estudo de algumas características sensoriais definidoras da qualidade de um produto em uma indústria de alimentos (cor, aroma, consistência, sabor e acidez). Foi constatado que os gráficos de controle fuzzy apresentaram maior flexibilidade, com a criação de zonas de alerta internas e externas, sendo menos rigorosos na avaliação da tendência central e um pouco mais rigorosos na avaliação da variabilidade, quando usado um grau de dominância maior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.