O comportamento de consumidores de veículos usados: um estudo a partir do processo decisório de compra
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.2103Palavras-chave:
Comportamento do consumidor. Processo decisório de compra. Veículos usados.Resumo
O consumidor tornou-se mais exigente e ciente de seus direitos, além de contar com uma grande quantidade de ofertas e opções que lhe permite escolher o produto que de fato seja a melhor opção para satisfazer suas necessidades e desejos. Com essa mudança de comportamento, o consumidor passou a avaliar melhor suas opções de compra antes de realizá-las. Diante disso, o presente estudo aborda o processo decisório de compra de veículos usados e tem como propósito avaliar as atitudes do consumidor diante de cada etapa desse processo. A pesquisa classifica-se como sendo de caráter exploratório e descritivo. Na etapa exploratória, de abordagem qualitativa, efetuou-se um grupo de foco com consumidores de veículos e ainda entrevistas em profundidade com proprietários de revendas de automóveis, ambos com o intuito de identificar as variáveis a serem usadas para a elaboração do questionário. Na parte descritiva realizou-se um survey, onde foi aplicado um questionário a 86 compradores de veículos usados por meio de entrevistas pessoais. A análise dos dados se deu por meio da distribuição de frequência e Teste T. Os resultados aduzem que o atendimento e a sinceridade percebida nos vendedores são algumas das características que os consumidores mais consideram importantes para realizar uma compra. Os benefícios e características que os veículos possuem também foram fatores muito considerados, bem como a procedência e o estado de conservação dos mesmos. Por fim, os resultados contribuem na elaboração de estratégias de marketing para o setor e ainda para qualificar o relacionamento entre as empresas e seus clientes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.