O comportamento de consumidores de veículos usados: um estudo a partir do processo decisório de compra

Autores

  • Tiago Eckert Klockner UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJÚI
  • Luciano Zamberlan UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJÚI
  • Ariosto Sparemberger UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJÚI
  • Pedro Buttenbender UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJÚI
  • Gabriela Cappellari UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJÚI
  • Jorge Oneide Sausen UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJÚI

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.2103

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor. Processo decisório de compra. Veículos usados.

Resumo

O consumidor tornou-se mais exigente e ciente de seus direitos, além de contar com uma grande quantidade de ofertas e opções que lhe permite escolher o produto que de fato seja a melhor opção para satisfazer suas necessidades e desejos. Com essa mudança de comportamento, o consumidor passou a avaliar melhor suas opções de compra antes de realizá-las. Diante disso, o presente estudo aborda o processo decisório de compra de veículos usados e tem como propósito avaliar as atitudes do consumidor diante de cada etapa desse processo. A pesquisa classifica-se como sendo de caráter exploratório e descritivo. Na etapa exploratória, de abordagem qualitativa, efetuou-se um grupo de foco com consumidores de veículos e ainda entrevistas em profundidade com proprietários de revendas de automóveis, ambos com o intuito de identificar as variáveis a serem usadas para a elaboração do questionário. Na parte descritiva realizou-se um survey, onde foi aplicado um questionário a 86 compradores de veículos usados por meio de entrevistas pessoais. A análise dos dados se deu por meio da distribuição de frequência e Teste T. Os resultados aduzem que o atendimento e a sinceridade percebida nos vendedores são algumas das características que os consumidores mais consideram importantes para realizar uma compra. Os benefícios e características que os veículos possuem também foram fatores muito considerados, bem como a procedência e o estado de conservação dos mesmos. Por fim, os resultados contribuem na elaboração de estratégias de marketing para o setor e ainda para qualificar o relacionamento entre as empresas e seus clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Eckert Klockner, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJÚI

Bacharel em Administração

Luciano Zamberlan, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJÚI

Professor do Curso de Administração. Doutorando pela UNAM.

Ariosto Sparemberger, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJÚI

Professor Doutor do Curso de Administração

Pedro Buttenbender, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJÚI

Professor Doutor do Curso de Administração

Gabriela Cappellari, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJÚI

Mestranda em Desenvolvimento.

 

Jorge Oneide Sausen, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJÚI

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação.

Publicado

15-06-2016

Como Citar

Eckert Klockner, T., Zamberlan, L., Sparemberger, A., Buttenbender, P., Cappellari, G., & Sausen, J. O. (2016). O comportamento de consumidores de veículos usados: um estudo a partir do processo decisório de compra. Revista Produção Online, 16(2), 705–721. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.2103

Edição

Seção

Artigos