Evolução dos estudos de logística reversa realizados no contexto nacional: uma análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i4.2006Palavras-chave:
Logística Reversa. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Estudo Bibliométrico.Resumo
A sociedade pós-moderna consome em busca de bem-estar. Para tanto, uma enorme quantidade de recursos naturais é consumida e, consequentemente, grande quantidade de materiais é descartada sob a forma de resíduos. Neste contexto, para tentar minimizar os impactos ambientais, a Lei 12.305/10 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que cumpre o objetivo de promover a destinação ambientalmente adequada aos resíduos sólidos, conferindo grande importância à reciclagem e à responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, fomentando a criação e manutenção de cooperativas de reciclagem de materiais e as práticas de Logística Reversa (LR). A LR vem ganhando destaque, já que busca soluções holísticas aos problemas ambientais. Desta forma, este artigo tem como objetivo avaliar a evolução de estudos de LR no contexto brasileiro por meio de Análise Bibliométrica de artigos publicados entre os anos de 2010 e 2014. Foi identificado o crescimento no número de publicações que discorrem sobre os temas em questão.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.