Modelo de simulação para captura e aproveitamento de ociosidade para manutenção em sistemas de expedição de minérios
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i4.1990Palavras-chave:
Mineração. Simulação. Gestão da Manutenção.Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um simulador que permite prever janelas de oportunidade para manutenção em sistemas de expedição de produtos de mineração. O simulador foi desenvolvido considerando o caso da mina de Carajás no Pará, uma das maiores do país. Para tal, foi elaborado um modelo heurístico para prever as janelas de oportunidade, de forma a capturá-las para atividades de manutenção. Esse modelo foi baseado em conhecimentos prévios do pesquisador sobre o problema e estudo da lógica de operação do sistema, dando origem a um aplicativo que foi nomeado Mosaico de Simulação da Expedição. Testes realizados com dados históricos do sistema de expedição mostraram que a diferença entre o tempo real de ociosidades ocorridas no período histórico e o tempo simulado de ociosidades para o mesmo período foi de aproximadamente 10% a favor da segurança (tempo previsto pelo Mosaico menor que o tempo real disponível para atividades de manutenção). Esta diferença foi considerada aceitável, e confirmou a utilidade do Mosaico como suporte ao planejamento das atividades de manutenção, buscando o aproveitamento das oportunidades e, consequentemente, melhorar o desempenho do sistema em estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.