Representação visual de custos no processo produtivo: estudo de caso em uma indústria calçadista de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i4.1970Palavras-chave:
TDABC. WID. Gestão de Custos. Gestão de Produção.Resumo
Ao longo das últimas décadas, os sistemas convencionais de produção passaram por mudanças diante da intensificação da competitividade entre empresas. As ocorrências dessas mudanças impulsionaram o desenvolvimento de ferramentas de auxílio à tomada de decisão para sistemas produtivos, no entanto, a maioria destes instrumentos não permite a visualização dos custos envolvidos ao longo das operações industriais. O presente estudo realiza a integração do Waste Identification Diagrams (WID), atual ferramenta para visualização e análise de processos produtivos, em conjunto com Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC), ferramenta de gestão estratégica de custos, e procura criar um modelo que visualmente demonstre os desperdícios e relacione-os aos custos operacionais. Para chegar ao desenvolvimento deste modelo, a pesquisa adotou uma abordagem exploratório-descritiva, baseado em um estudo de caso realizado em uma indústria calçadista. As análises mostraram que a integração das ferramentas proporcionou a apresentação dos custos a partir das equações de tempo provenientes do TDABC associado à visualização do processo produtivo pelo WID. O estudo conclui que o WID pode ser integrado com a ferramenta TDABC, dando origem a um modelo gerencial para a tomada de decisões baseado nos custos operacionais do processo produtivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.