O estresse do professor acentuado pela precariedade das condições acústicas das salas de aula

Autores

  • Maria Lúcia Gondim da Rosa Oiticica
  • Maria de Lourdes Barreto Gomes

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v4i4.1850

Palavras-chave:

Estresse, Professor, Precárias condições acústicas.

Resumo

Estudos recentes orientam para os cuidados que se deve ter com o estresse a curtos e longos prazos. O estresse em longo prazo pode provocar reações crônicas no indivíduo. O desgaste, o esgotamento, a ruptura total dos limites, referem-se a reações do estresse crônico que
exigem a necessidade urgente da intervenção terapêutica de profissional de saúde. Em pesquisa nos USA, o professor está entre os profissionais que apresentam alto índice das reações do estresse crônico. O presente trabalho avaliou dois estabelecimentos de ensino distintos: público e privado, na cidade de Maceió; com o objetivo de registrar o nível de pressão sonora - db(A), ao qual os professores são obrigados a conviver no desenrolar de suas atividades de ensino. Verificou-se assim que, seja qual for o contexto em que os estabelecimentos de ensino estejam inseridos: públicos ou privados, o professor participa das precárias condições acústicas das salas de aula, agravadas pela intensa convivência com o ruído externo, o qual é considerado um grande causador de desconforto e estresse para os professores.

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Como Citar

Oiticica, M. L. G. da R., & Gomes, M. de L. B. (2004). O estresse do professor acentuado pela precariedade das condições acústicas das salas de aula. Revista Produção Online, 4(4). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v4i4.1850

Edição

Seção

Artigos