Gestão ambiental no setor sucroenergético: uma análise comparativa
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i4.1717Palavras-chave:
Gestão Ambiental. Práticas Ambientais. Setor Sucroenergético. Estratégia. Resíduo.Resumo
Com a ascensão da variável ambiental no ambiente dos negócios, as empresas passaram a dispensar maior atenção a estratégias e a práticas focadas no uso racional dos recursos naturais e na minimização dos impactos ambientais causados por suas operações produtivas. Muitos setores produtivos se destacaram nas reflexões sobre produção e meio ambiente, como é o caso do setor sucroenergético, que se constitui em um setor com uma atividade industrial altamente demandadora de recursos naturais, quer seja como fontes de insumos quanto como depositárias de resíduos da produção. Desta maneira, o objetivo do presente artigo consiste na análise comparativa das práticas ambientais de duas usinas sucroenergéticas, tanto sob o ponto de vista de suas estratégicas quanto relativamente à adequação da destinação de resíduos gerados pela área industrial. Foi possível concluir que, apesar de muitas práticas adotadas pelas empresas serem análogas, uma das usinas estudadas possui desempenho ambiental diferenciado, dada à maior atenção dispensada à execução de suas práticas ambientais e, sobretudo, na inclusão da variável ambiental em suas estratégiasDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.