Importância e ferramentas de avaliação de desempenho para redes de pequenas e médias empresas: análise crítica da literatura nacional versus internacional
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i4.1689Palavras-chave:
Avaliação de Desempenho. Redes de Empresas. Ferramentas de Avaliação de Desempenho. Pequenas e Médias Empresas.Resumo
A pesquisa objetiva mapear a importância e as ferramentas de avaliação de desempenho para redes de pequenas e médias empresas. O presente estudo descritivo e qualitativo analisou 33 artigos nacionais e 21 artigos internacionais. Em relação à importância da avaliação de desempenho para redes de pequenas e médias empresas, a literatura destaca: (i) aumenta o sucesso da rede; (ii) é instrumento útil para a gestão; (iii) reforça a competitividade; (iv) consolida a cooperação; e, (v) aumenta a confiança entre os parceiros. Na comparação da literatura nacional versus internacional sobre a importância da avaliação de desempenho para redes de pequenas e médias empresas, percebem-se aspectos similares e complementares, ou seja, não se verifica divergência entre os autores. Os autores utilizam ferramentas consolidadas na literatura, tais como: Balanced Scorecard; Benchmarking; Performance Prism e ferramentas propostas especificamente para avaliar redes de pequenas e médias empresas. As principais dimensões avaliadas são: (i) intercâmbio de informações; (ii) gerenciamento de valor em redes; (iii) nível de maturidade das redes; (iv) benefícios da colaboração; (v) capital social; (vi) eficiência coletiva; (vii) ciclo de vida da rede; (viii) eficiência e ineficiência das redes; e, (ix) existência e intensidade do relacionamento entre os parceiros. A análise crítica em relação ao conceito de avaliação de desempenho adotado no presente estudo permite concluir que as ferramentas propostas ou aplicadas para avaliar as redes de pequenas e médias empresas apresentam lacunas no processo para identificar os critérios, mensurar ordinal e cardinalmente, integrar e gerar ações de aperfeiçoamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.