Gestão da cadeia de suprimento e vantagem competitiva relacional na indústria de calçados

Autores

  • Fernando Luiz Emerenciano Viana Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • José de Paula Barros Neto Universidade Federal do Ceará
  • Miguel Eduardo Moreno Añez Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i4.1685

Palavras-chave:

Vantagem Competitiva. Gestão da Cadeia de Suprimento. Visão Relacional. Indústria de Calçados. Relações Interorganizacionais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral investigar a contribuição da gestão da cadeia de suprimento para a obtenção de vantagem competitiva por empresas da indústria de calçados, com foco principal na análise das relações interorganizacionais. Utilizou-se para tal um modelo de análise desenvolvido por Viana (2010), cujo principal suporte teórico é dado pela visão relacional (DYER; SINGH, 1998). Trata-se de um estudo de casos múltiplos interpretativo, englobando duas empresas do setor calçadista que atuam no Ceará, em cuja análise de dados foi aplicado o método das comparações constantes, com o auxílio do software Atlas/ti. Em linhas gerais, percebeu-se que nos relacionamentos das empresas com seus fornecedores predomina o regime de parceria e são aplicados os principais pressupostos da gestão da cadeia de suprimento, o que contribui para a obtenção de vantagem competitiva relacional. Nas relações das empresas com o Governo e as instituições de fomento, os incentivos fiscais constituem o principal recurso acessado, os quais contribuem para a obtenção de vantagem competitiva temporária em relação aos concorrentes que não possuem instalações produtivas no Nordeste, bem como levam à situação de paridade competitiva em relação aos concorrentes que possuem instalações produtivas na Região Nordeste a aos concorrentes no mercado externo.

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Biografia do Autor

Fernando Luiz Emerenciano Viana, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutor em Administração.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

José de Paula Barros Neto, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Administração. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Miguel Eduardo Moreno Añez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutorado em Administração Internacional. Doutor em Administração. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA/UFRN)

Publicado

14-11-2014

Como Citar

Viana, F. L. E., Barros Neto, J. de P., & Añez, M. E. M. (2014). Gestão da cadeia de suprimento e vantagem competitiva relacional na indústria de calçados. Revista Produção Online, 14(4), 1404–1432. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i4.1685

Edição

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