Uma sistemática para a avaliação de riscos na implantação de produção enxuta
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14.i1.1667Palavras-chave:
Produção Enxuta. Análise de Riscos. Avaliação de riscos.Resumo
A complexidade organizacional e técnica da implementação dos princípios e práticas enxutas pode tornar o processo em uma jornada demorada e não alcançar os benefícios esperados. O presente artigo argumenta que a avaliação de risco pode auxiliar na compreensão e gestão das principais dificuldades na implementação de Produção Enxuta (IPE), desta forma, aumentando as chances de sucesso dos processos. Uma sistemática para a avaliação de riscos no processo de IPE foi desenvolvida com base em uma revisão de literatura. Tal revisão permitiu adaptar as etapas de avaliação do risco às características da IPE e desenvolver procedimentos de coleta e análise de dados para cada etapa. A teoria de Sistemas Sociotécnicos (STS) foi usada para melhorar a compreensão das características do contexto na sistemática proposta, pois este influência fortemente na avaliação dos riscos e na IPE. A sistemática tem cinco etapas: (a) definição da unidade de análise, (b) descrever o contexto, (c) identificar os riscos; (d) analisar os riscos; e (e) modelar as relações entre os riscos. As limitações e peculiaridades da sistemática de avaliação de riscos na IPE são discutidas nas conclusões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.