Uma análise do sistema de gestão wms: um estudo multicaso em empresas desenvolvedoras e usuárias
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14.i1.1582Palavras-chave:
Logística. Gestão da armazenagem. Controle operacional. Sistema de informação. WMSResumo
É crescente o número de empresas que utilizam o WMS na operação de armazenagem, entretanto, boa parte das organizações que adotam este sistema tem dificuldades no processo de implantação ou em usufruir plenamente dos seus recursos. Neste contexto, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o sistema WMS, identificando as principais barreiras inerentes ao seu processo de implantação, os benefícios e as funcionalidades atualmente oferecidos ao mercado, bem como as tendências para o aprimoramento da ferramenta. Para tanto, foi utilizado o método de estudo multicaso que abordou duas empresas desenvolvedoras do software e de três organizações usuárias e, a partir da análise de conteúdo das informações provenientes da revisão de literatura, das entrevistas semiestruturadas e da análise documental realizadas, foi possível identificar como principais dificuldades no processo de implantação do sistema as falhas no cadastro de produtos e endereços, o mapeamento dos processos logísticos, o treinamento de pessoal e a mudança cultural de trabalho. Quanto aos benefícios do sistema, salienta-se o melhor controle operacional e o incremento da acuracidade de estoque. Por fim, identificou-se que as tendências para o desenvolvimento da ferramenta envolvem a vinculação do sistema a tablets e smartphones, integração com a tecnologia RFID e geração de relatórios customizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.