Geração de spin-offs tecnológicos - um estudo multicaso

Autores

  • Jonas Mendes Constante Escola de Administração do Estado de São Paulo - EAESP/FGV
  • Nathalia Fiala Escola de Administração do Estado de São Paulo - EAESP/FGV
  • Tales Andreassi Escola de Administração do Estado de São Paulo - EAESP/FGV

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1436

Palavras-chave:

Spin-Offs. Tecnologia. Inovação. Empreendedorismo Corporativo.

Resumo

O objetivo do estudo é compreender como pequenas e médias empresas podem inovar por meio de spin-offs tecnológicos, identificando motivações, influências e barreiras para realização deste fenômeno. A pesquisa classifica-se como qualitativa e exploratória, sendo analisados quatro casos de spin-offs tecnológicos no Estado de Santa Catarina. Os dados foram coletados a partir de observações em campo, dados históricos e entrevistas semiestruturadas. As principais motivações encontradas para geração de spin-offs foram: diversificação e complemento à cadeia de valor da empresa-mãe, e garantia de maior foco para uma tecnologia específica. Já a principal barreira encontrada foi a falta de capital. As iniciativas governamentais de apoio à criação de novas empresas, aliadas à cultura organizacional aberta ao empreendedorismo e investimentos em P&D contribuíram para o desenvolvimento dos spin-offs analisados. Este trabalho contribui para o entendimento de que pequenas e médias empresas de base tecnológica são fonte de geração de spin-offs tecnológicos e podem beneficiar-se com a ocorrência deste processo.

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Publicado

15-05-2014

Como Citar

Constante, J. M., Fiala, N., & Andreassi, T. (2014). Geração de spin-offs tecnológicos - um estudo multicaso. Revista Produção Online, 14(2), 617–647. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1436

Edição

Seção

Artigos