Análise do processo produtivo de uma empresa do segmento de cerâmica vermelha à luz da produção mais limpa
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1396Palavras-chave:
Gestão ambiental. Produção mais Limpa. Segmento de Cerâmica Vermelha. Recursos Naturais. Impactos Ambientais.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo produtivo de uma indústria do segmento de cerâmica vermelha à luz da Produção mais Limpa (P+L), tomando como base teórica o modelo de P+L proposto pelo Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CTNL, 2003b). Quanto à metodologia, classifica-se como exploratória e descritiva, utilizando-se do método estudo de caso. Para tanto, foram coletados dados primários e secundários, os primários foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas com o proprietário e gerente de produção e um questionário aplicado ao proprietário. Quanto aos dados secundários, estes foram obtidos por meio de licença ambiental da empresa, relatórios, documentos de auditorias, normas e pesquisas na web, entre outros. Como resultados foram constatados: um desperdício em torno de 10% dos produtos fabricados (tijolos, telhas e blocos); emissão de poluentes como cinzas e gases (CO2); alto consumo de recursos naturais como argila, água, energia elétrica e lenha. Tal situação está sendo modificada em função das ações que estão adotadas para a obtenção de uma produção mais limpa.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.