Estratégia de manutenção baseada em funções de confiabilidade para uma bomba centrífuga petrolífera
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i2.1341Palavras-chave:
RCM. Confiabilidade. Mantenabilidade. Análise de Weibull. Manutenção.Resumo
O objetivo deste artigo foi definir a estratégia de manutenção mais adequada para uma bomba centrífuga (preventiva, preditiva, corretiva ou emergencial), com base em cálculos de confiabilidade. O método de pesquisa foi a modelagem quantitativa, aplicada em uma planta petrolífera. O estudo pode contribuir para o aprimoramento de um modelo estratégico para a gestão da manutenção industrial da planta. Foram levantados, no sistema de informações da empresa, registros de onze anos dos tempos entre falhas e dos tempos para reparo do equipamento. Estes tempos foram modelados por distribuições de probabilidade. A partir dos resultados obtidos, foram calculadas as funções Confiabilidade R(t) e Mantenabilidade M(t). Pela combinação de seus valores esperados (MTBF e MTTR), foi calculada a disponibilidade Av da bomba. Os valores para MTBF, MTTR e Av foram respectivamente 3.936 horas, 133 horas e 96,73%. O fator de forma mais provável da distribuição de Weibull que modelou o tempo até a falha foi de 0,69. Com isso, foi possível afirmar que a bomba está em fase de mortalidade infantil. Pelo referencial teórico da RCM, a estratégia de manutenção indicada é a corretiva. Esta estratégia visa eliminar os defeitos de projeto do equipamento, reforçar os itens que quebraram e remover as causas de origem das falhas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.