Eficiência informacional do mercado de capitais brasileiro, 2000-2010: um estudo de evento dos anúncios de distribuição de dividendos

Autores

  • Daniel Moreira Carvalho Faculdade Ibmec de Minas Gerais - IBMEC-MG
  • Marcos Antônio de Camargos

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1196

Palavras-chave:

Eficiência de Mercado. Estudo de Evento. Dividendos.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o comportamento dos preços de ações de companhias brasileiras listadas na BM&FBovespa, nos dias próximos aos anúncios de 452 eventos de distribuição de dividendos, ocorridos entre janeiro de 2000 e setembro de 2010, visando a aferir a eficiência informacional semiforte do mercado de capitais brasileiro. A metodologia utilizada foi um estudo de evento, a qual avalia retornos anormais das ações em relação ao retorno do mercado (Ibovespa). A análise do retorno anormal na janela de evento (10 dias antes e após o anúncio da distribuição de dividendos) mostrou uma tendência de alta, com retornos anormais positivos e significativos nos dias t-5, t-3, e t-1 a t+1. Os resultados encontrados vão na direção de outros estudos da literatura nacional e contribuem para atestar que o mercado de capitais brasileiro não apresenta a forma semiforte de eficiência informacional.

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Biografia do Autor

Daniel Moreira Carvalho, Faculdade Ibmec de Minas Gerais - IBMEC-MG

Graduado em Economia

Marcos Antônio de Camargos

Professor e Pesquisador Cursos de Administração e Economia.

Publicado

19-11-2013

Como Citar

Carvalho, D. M., & Camargos, M. A. de. (2013). Eficiência informacional do mercado de capitais brasileiro, 2000-2010: um estudo de evento dos anúncios de distribuição de dividendos. Revista Produção Online, 13(4), 1227–1251. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1196

Edição

Seção

Artigos