Eficiência informacional do mercado de capitais brasileiro, 2000-2010: um estudo de evento dos anúncios de distribuição de dividendos
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1196Palavras-chave:
Eficiência de Mercado. Estudo de Evento. Dividendos.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o comportamento dos preços de ações de companhias brasileiras listadas na BM&FBovespa, nos dias próximos aos anúncios de 452 eventos de distribuição de dividendos, ocorridos entre janeiro de 2000 e setembro de 2010, visando a aferir a eficiência informacional semiforte do mercado de capitais brasileiro. A metodologia utilizada foi um estudo de evento, a qual avalia retornos anormais das ações em relação ao retorno do mercado (Ibovespa). A análise do retorno anormal na janela de evento (10 dias antes e após o anúncio da distribuição de dividendos) mostrou uma tendência de alta, com retornos anormais positivos e significativos nos dias t-5, t-3, e t-1 a t+1. Os resultados encontrados vão na direção de outros estudos da literatura nacional e contribuem para atestar que o mercado de capitais brasileiro não apresenta a forma semiforte de eficiência informacional.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.