<b>Estudo da produtividade da indústria mineira e seu desempenho diante da nacional, no período de 1996 a 2004</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i3.113Resumo
O presente artigo estabelece um estudo comparativo da produtividade e da competitividade da indústria mineira diante da nacional, visando analisar o desempenho de Minas Gerais diante dos resultados da indústria nacional. Para isto, foram calculados três índices comportamentais para os principais gêneros industriais, com base nos dados de produção física, pessoal ocupado e salário médio para os anos de 1996, 2000 e 2004. Através deste estudo foi possível perceber que entre 1996 e 2000, o Estado de Minas Gerais se mostrou mais vulnerável às políticas econômicas do país, o que ocasionou uma diminuição de seu poder competitivo com relação ao restante do Brasil. No entanto, entre 2000 e 2004, a indústria mineira apresentou uma recuperação e ficou acima da média nacional. Também foi possível concluir que, no período analisado, as atividades com maior relevância para o Estado em termos de produção bruta foram os ramos de produtos alimentícios, bebidas e o setor de metalurgia básica.
Palavras-chave: Produtividade; Competitividade; Indústria; Minas Gerais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.